Interdisciplinaridade: a possibilidade de reintegração social e recuperação da capacidade de reflexão na ciência

Autores

  • Valdir Fernandes FAE - Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2010v7n2p65

Resumo

Este ensaio é parte de reflexão quem vem sendo desenvolvida a partir da atuação junto a diversos pesquisadores que discutem e apostam na interdisciplinaridade como possibilidade de captar aspectos do objeto científico que as disciplinas isoladas deixam escapar. De forma adjacente, e breve, discute-se a contribuição da interdisciplinaridade para romper a inercia reflexiva, seja na ciência, seja na sociedade, resultado do processo de racionalização da vida proporcionado pelo industrialismo.

Biografia do Autor

Valdir Fernandes, FAE - Centro Universitário Franciscano

Possui Pós-Doutorado em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o CEPEMA Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da USP; Doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), com tema gestão ambiental no processo de tomada de decisão em organizações produtivas; Mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), abordando a interface entre as políticas públicas e a gestão ambiental em indústrias; e, Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), com o tema representações sociais de meio ambiente. É Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation e Professor do Mestrado Interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento da FAE Centro Universitário Franciscano.

Downloads

Publicado

13.12.2010

Edição

Seção

Dossiê: Novas Perspectivas e Tendências Interdisciplinares nas Ciências Humanas. Organização: Dr. Héctor Leis e Dr. Selvino Assmann