Construindo novos túneis: subterfúgios das engenheiras para deslocar as fronteiras da divisão sexual da ciência e da tecnologia

Autores

  • Anabelle Carrilho da Costa Mista Eletronorte
  • Silvia Cristina Yannoulas Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p36

Resumo

O domínio do conhecimento científico é historicamente masculino. Mesmo com a crescente inserção das mulheres nesse campo, pode-se dizer que a lógica de fazer ciência ainda está pautada em valores masculinizados. Nosso trabalho pretende mapear a percepção das engenheiras sobre suas escolhas pelas ciências exatas e por um campo profissional tradicionalmente masculino, a engenharia. A nossa hipótese de trabalho inicial afirmava que as escolhas das engenheiras durante sua trajetória acadêmica e profissional são dificultadas pela forte tendência à perpetuação da divisão sexual da educação superior, da ciência e do trabalho. O objetivo principal da pesquisa foi desvendar os argumentos que levam à naturalização da separação entre cursos de homens e cursos de mulheres, áreas de trabalho femininas e masculinas ainda que dentro da mesma área do saber ou do campo profissional. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo com entrevistas semi-estruturadas à sete engenheiras de diferentes áreas de uma empresa estatal, sociedade anônima de economia mista, com sede no Distrito Federal, atuante no serviço público de energia elétrica. Observou-se a perpetuação da divisão sexual horizontal e vertical da ciência, tecnologia e do trabalho, que se reinventa nas trajetórias traçadas pelas engenheiras, formando guetos “permitidos” às mulheres, ainda que dentro da própria engenharia.

 

Biografia do Autor

Anabelle Carrilho da Costa, Mista Eletronorte

Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa TEDis – Trabalho, Educação e Discriminação do Departamento de Serviço Social (UnB),  Assistente Social. Trabalha na Empresa Mista Eletronorte.

Silvia Cristina Yannoulas, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Sociologia com Área de Concentração em Estudos Comparados sobre América Latina pelo Programa de Doutorado Conjunto Flacso Brasil - Universidade de Brasília (UnB).  Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília, lidera o Grupo de Pesquisa TEDis - Trabalho, Educação e Discriminação. Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires, Mestra en Ciências Sociais com Área de Concentração em Educação pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais Sede Acadêmica Argentina (Flacso Argentina).

Downloads

Publicado

09.12.2011

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, tecnologias e ciências. Organização: Profª Drª Luciana Klanovicz