O espírito do dinheiro

Selvino José Assmann, Andrea Zhok

Resumo


ZHOK, Andrea. Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni. Milano: Jaca Book, 2006. p. 360-370. Tradução portuguesa de Selvino J. Assmann

 

Tradução de dois textos (um excerto de um livro e uma recente entrevista) originalmente publicados em italiano por Andrea Zhok, docente de Filosofia Moral na Università Statale de Milão. Ambos têm como tema geral a tentativa – ainda pouco comum na filosofia e nas ciências humanas - de compreender o que é o dinheiro, o que é a economia, e de quais as conseqüências dessa primazia do dinheiro e da economia nas relações entre os seres humanos. E por fim se procura verificar se há alguma possibilidade de sairmos de uma forma de vida marcada pela primazia do dinheiro e do mercado financeiro. Andrea Zhok escreveu dois livros para discutir especificamente estes assuntos: Il concetto di valore: dall’etica all’economia. Milano: Mimesis, 2002; Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni, Milano: Jaca Book, 2006.Se a breve entrevista, publicada em 2011 pela revista Communitas, é traduzida na sua íntegra, do livro traduzimos apenas as conclusões, que apresentam as teses gerais de toda obra. A permissão para publicar tais traduções foi obtida em primeiro lugar junto ao autor, e também junto à redação da revista Communitas, com sede em Milão, e à editora Jaca Book, da mesma cidade italiana. Agradecemos muito ao autor e às redações mencionadas. Ambas as traduções são de Selvino José Assmann, docente do curso de graduação de Filosofia e da pós-graduação de Filosofia e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina.


Palavras-chave


Filosofia moral; Dinheiro; Antropologia filosófica; Economia

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p362

Direitos autorais



R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, eISSN 1807-1384

 

Licença Creative CommonsConteúdos do periódico licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.