O espírito do dinheiro

Autores

  • Selvino José Assmann PPGICH/UFSC, Florianópolis/SC
  • Andrea Zhok Università degli Studi di Milano, Italia Dipartimento di filosofia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p362

Palavras-chave:

Filosofia moral, Dinheiro, Antropologia filosófica, Economia

Resumo

ZHOK, Andrea. Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni. Milano: Jaca Book, 2006. p. 360-370. Tradução portuguesa de Selvino J. Assmann

 

Tradução de dois textos (um excerto de um livro e uma recente entrevista) originalmente publicados em italiano por Andrea Zhok, docente de Filosofia Moral na Università Statale de Milão. Ambos têm como tema geral a tentativa – ainda pouco comum na filosofia e nas ciências humanas - de compreender o que é o dinheiro, o que é a economia, e de quais as conseqüências dessa primazia do dinheiro e da economia nas relações entre os seres humanos. E por fim se procura verificar se há alguma possibilidade de sairmos de uma forma de vida marcada pela primazia do dinheiro e do mercado financeiro. Andrea Zhok escreveu dois livros para discutir especificamente estes assuntos: Il concetto di valore: dall’etica all’economia. Milano: Mimesis, 2002; Lo spirito del denaro e la liquidazione del mondo. Antropologia filosofica delle transazioni, Milano: Jaca Book, 2006.Se a breve entrevista, publicada em 2011 pela revista Communitas, é traduzida na sua íntegra, do livro traduzimos apenas as conclusões, que apresentam as teses gerais de toda obra. A permissão para publicar tais traduções foi obtida em primeiro lugar junto ao autor, e também junto à redação da revista Communitas, com sede em Milão, e à editora Jaca Book, da mesma cidade italiana. Agradecemos muito ao autor e às redações mencionadas. Ambas as traduções são de Selvino José Assmann, docente do curso de graduação de Filosofia e da pós-graduação de Filosofia e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Selvino José Assmann, PPGICH/UFSC, Florianópolis/SC

Graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia N Sra Imaculada Conceição Viamão, graduação em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana, mestrado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana, mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Membro de corpo editorial da Ethic@ - Revista Internacional de Filosofia da Moral e Editor da revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis (Florianópolis).

Andrea Zhok, Università degli Studi di Milano, Italia Dipartimento di filosofia

Professor de Filosofia Moral na Università Statale de Milão, Itália

Doctorate (PhD) (Dottorato di Ricerca) at the Philosophy Department of the University of Milan, Italy

http://dipartimento.filosofia.unimi.it/index.php/andrea-zhok/119-curriculum-vitae-

Downloads

Publicado

2012-07-22

Edição

Seção

Traduções (2004 - 2014)