MARCOS, Alfredo. Filosofía de la naturaleza humana. Tradução por

Autores

  • Javier Ignacio Vernal Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n1p369

Palavras-chave:

Filosofia, Natureza humana, Tradição Kantiana e Aristotélica

Resumo

MARCOS, Alfredo. Filosofía de la naturaleza humana. Eikasia. Revista de Filosofía, Oviedo, ano VI, n. 35, p. 181-208, Nov. 2010.

Tradução de texto originalmente publicado em espanhol por Alfredo Marcos, docente de Filosofia da Ciência na Universidad de Valladolid. O texto aborda o ressurgimento contemporâneo da discussão sobre a natureza humana, suas possíveis causas, e a importância de tal conceito para avaliar a intervenção técnica atual sobre o ser humano. O autor propõe que a busca por um conceito de natureza humana adequado a nossas capacidades técnicas atuais deveria começar pelas tradições kantiana e aristotélica.

Biografia do Autor

Javier Ignacio Vernal, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidad de Buenos Aires (1997), graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e doutorado em Bioquímica pela Universidad de Buenos Aires (2002). Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina. Editor da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.Tem particular interesse na pesquisa interdisciplinar, em temas como a relação entre ciência e valores, o bem-estar humano e não humano e o estudo do ser humano a partir da perspectiva evolutiva.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Edição

Seção

Traduções (2004 - 2014)