TODESCHINI, Giacomo. Commerciare nell’Occidente medievale: Il Sacro quotidiano. Tradução por

Autores

  • Selvino José Assmann Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p409

Resumo

TODESCHINI, Giacomo. Commerciare nell’Occidente medievale: Il Sacro quotidiano. Disponível em: http://dipeco.economia.unimib.it/pdf/iniziative/todescihini%20wp.pdf. Acessado em agosto de 2012. Tradução portuguesa de Selvino J. Assmann

ORIGENS MEDIEVAIS DA RACIONALIDADE ECONÔMICA MODERNA

Apresentamos a tradução de um historiador italiano, Giacomo Todeschini, que gentilmente nos cedeu o direito de apresentar um texto representativo de uma obra que traz um tema recorrente: o da origem medieval e, digamos, católica da racionalidade econômica moderna e capitalista.  Esta posição assumida pelo autor insere-se num debate importante em curso, em que desponta a interpretação feita por Max Weber no início do século XX, sobretudo com sua "A Ética protestante e o espírito do capitalismo". Se para este e tantos outros autores, o capitalismo tem como origem, mesmo que não seja a única, a reforma protestante em sua vertente calvinista e puritana, Todeschini defende outra leitura: a de que é no contexto do surgimento e fortalecimento do comércio na Idade Média, em que se estabelece uma relação problemática entre mercadores cristãos e não-cristãos (incluindo os judeus), e no qual se debate longamente a legitimidade e a pecaminosidade da usura, que se vai forjando um significado sagrado para o próprio comércio ("metáfora da salvação cristã") e se lançam as raízes de uma nova mentalidade, que marcará a modernidade.

Biografia do Autor

Selvino José Assmann, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia N Sra Imaculada Conceição Viamão, Graduação em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana, mestrado em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana, Mestrado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Lateranense. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Membro de corpo editorial da Ethic@- Revista Internacional de Filosofia da Moral e Editor da revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis Florianópolis, Brasil.

Downloads

Publicado

10.12.2013

Edição

Seção

Traduções (2004 - 2014)