Norbert Elias and Michel Foucault – indications for a relational thematization of the notion of power

Authors

  • Marcelo Moraes e Silva Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • André Mendes Capraro Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Juliano de Souza Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p254

Abstract

In this essay we reflect on some of the theoretical concepts of Norbert Elias and Michel Foucault, especially as regards the use of the notion of power as a structuring and central concept in their respective theoretical productions and set of broader socio-philosophical reflections. In the first part of the text, we quickly outlined some biographical and bibliographical data of the authors. In the second part of the text, in turn, we discussed, in a relational form, how and in what way these authors have built their theories about the structure civilized/ modern disciplinary society under the comprehensive scrutiny of the “power” category.

Author Biographies

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nos seguintes temas: História das práticas corporais. História e Sociologia do Esporte. Políticas Públicas de Esporte. Epistemologia da Educação Física e reflexões filosóficas sobre o corpo, as práticas corporais e esporte. As análises realizadas nos campos acima citados são pautadas principalmente nas reflexões do filosofo francês Michel Foucault, na teoria configuracional do alemão Norbert Elias e na sociologia reflexiva do francês Pierre Bourdieu.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Cursou o estágio pós-doutoral na Università Ca' Foscari di Venezia. Professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná atuando nos programas de Pós Graduação (mestrado/doutorado) em História (colaborador) e Educação Física (efetivo). Também é parecerista de revistas científicas nas áreas de Educação Física e Ciências Humanas, líder de equipe da NPO Global Sports Alliance e avaliador de curso de graduação (SINAES). Tem experiência na área de Educação Física e História, com ênfase na relação entre Ciências Sociais e o Esporte. Pesquisa atualmente os seguintes temas: história do futebol; literatura esportiva; o conceito de esporte; memória, educação física e esporte; história dos esportes de combate; e a relação estética/esporte.

Juliano de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Mestre em Educação Física e doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência com ensino nas áreas de Educação Física e esportes em diferentes níveis de formação e em projetos esportivo-sociais. É pesquisador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) e da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Atua com pesquisas relacionadas à Sociologia do Esporte e à Teoria Sociológica aplicada ao estudo da Educação Física, do esporte e das práticas corporais no Brasil.

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Sociologia do Esporte pela West Virginia University/USA (2012). Professor efetivo da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, voleibol, educação física, sociologia do esporte e história do esporte. Atua nos programas de pós-graduação, nível de mestrado e doutorado, respectivamente nos departamentos de Educação Física e de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná. Coordena o grupo de pesquisa CEPELS/Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade/UFPR, cadastrado no CNPq. É vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte/ALESDE. Editor-Chefe da Revista da ALESDE, Editor-Correspondente da International Review for the Sociology of Sport/IRSS - Revista da International Sociology of Sport Association/ISSA e membro do Editorial Board do Journal of Sport Sociology/JSS da North American Society of Sport Sociology/NASSS. É membro do Extended Board da International Sociology of Sport Association/ISSA. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Ciências Sociais e Sociedade no Paraná/UFPR, do Grupo de Pesquisa Norbert Elias e o Processo Civilizador/UEL e da UFPR/Ministério do Esporte no Brasil. Membro da Acadêmica Olímpica Brasileira.
 

Published

2014-06-13

Issue

Section

ESSAY