El planeta ciudad y la ecología de los ecosistemas urbanos

Autores

  • Fabio Angeoletto Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Frederico Fonseca da Silva Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Ricardo Massulo Albertin Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n2p141

Resumo

A urbanização globo planeta cidade e a ecologia dos ecossistemas urbanos e massiva dos territórios é o mais importante fenômeno ecológico da atualidade. Os padrões de crescimento urbano são determinantes para a conservação da diversidade biológica, e também para um nível adequado de qualidade de vida dos urbanitas. Contrariamente à percepção de biólogos e outros acadêmicos, das cidades como ambientes estéreis e opostos à natureza, o recente desenvolvimento da ecologia urbana, ciência necessariamente interdisciplinar, nos demonstra que as cidades são ecossistemas heterotróficos que necessitam ser planejados para a diminuição de seus impactos sobre a biosfera, e que em paralelo sua capacidade de manter a biodiversidade seja incrementada.

Biografia do Autor

Fabio Angeoletto, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Doutor em Ecologia pela Universidad Autonoma de Madrid. Pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Universidade Estadual de Maringá; do Grupo de Estudos em Ecologia Humana, Urbana e da Paisagem da Universidade Autônoma de Madrid. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT.

Frederico Fonseca da Silva, Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá. Professor e pesquisador do Departamento de Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Curitiba, PR.

Ricardo Massulo Albertin, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. Geógrafo, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR.

Publicado

15.12.2015

Edição

Seção

Artigos - Sociedade Meio Ambiente, Migrações e Risco