Violência contra as mulheres na fronteira: as cidades gêmeas de Corumbá/Porto Quijaro e Ponta Porã/Pedro Juan Caballero
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n2p262Resumo
No presente artigo, aborda-se a interface de duas políticas de Estado específicas, a contemplarem a fronteira e a violência contra as mulheres, decorrente de pesquisa de campo realizada no ano de 2014 em duas cidades gêmeas situadas na linha da fronteira brasileira. O escopo da pesquisa consistia em verificar se existe integração entre essas políticas, se elas contemplam a realidade da população fronteiriça, se atendem de forma adequada essa população. Trata-se de pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória, em que se utilizou levantamento bibliográfico e coleta de dados em órgãos oficiais; entrevistas com profissionais da rede de atendimento à mulher, no Brasil e nos países vizinhos, bem como visitas aos órgãos públicos respectivos, em ambos os lados da fronteira brasileira. Para a efetividade das ações preventivas e repressivas de combate à violência contra a mulher é indispensável a articulação da rede de atendimento, o que se torna um pouco mais complexo em região de fronteira seca porque essa articulação tem de necessariamente contemplar o país vizinho. A pesquisa evidencia que a cooperação internacional é um dos caminhos necessários para se garantir a eficácia das políticas públicas de proteção à mulher em região fronteiriça, porque a violência contra a mulher não tem fronteira nem nacionalidade.
Referências
BÍGIO, Elias dos Santos. Cândido Rondon: a integração nacional. Rio de Janeiro: Contraponto: Petrobrás, 2000.
BRASIL, MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Relatório de 1924-1925. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional.
BRASIL, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. Disponível em: www.integração.gov.br. Acesso em: 15/11/2014.
BRASIL, Decreto n. 6.455 de 19/04/1907. Disponível em: www.presidencia.gov.br/legislação. Acesso em 15/11/2014.
BRASIL, MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL. PROGRAMA DESENVOLVIMENTO FAIXA DE FRONTEIRA. Disponível em: www.integração.gov.br. Acesso em: 15/11/2014.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero, Patriarcado, Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
SOUZA, José Antônio Soares de. A Missão Bellegarde Ao Paraguai. Volume III. Ministério das Relações Exteriores, 1970.
VIVEIROS, Esther de. Rondon conta sua vida. Cooperativa Cultural dos Esperantistas. GB: Rio de Janeiro. 1969.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).