Cuerpo y naturaleza humana en la obra de Hannah Arendt

Autores

  • Nicolás Patierno Universidad Nacional de La Plata, Ensenada
  • Ricardo Luis Crisorio Universidad Nacional de La Plata, Ensenada

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n2p1

Palavras-chave:

Corpo, Natureza, Vita Ativa, Política, Modernidade

Resumo

É comum associar os trabalhos da Hannah Arendt com questões da filosofia política, o totalitarismo e a sua postura crítica sobre os pilares da modernidade, herança teórica de Jaspers e Heidegger. Embora haja essa leitura tradicional, a obra da autora aborda várias questões históricas e políticas relacionadas com as noções de corpo e natureza, entre outros assuntos de interesse político. Desenvolvendo uma metodologia histórico-hermenêutica com base na revisão de fontes primárias e secundárias, o objetivo deste artigo é localizar esses conceitos através dos seus trabalhos mais importantes. Estes incluem uma análise de “Los orígenes del totalitarismo” e “La condición humana” como escritos fundamentais na interpretação do conceito corpo como subordinado à esfera política. Arendt nega a existência da natureza humana inata, prescrita e inquestionável. É a partir da experiência dos campos de concentração que a ideia de natureza – de origem “natural” dos povos –, foi relegada para uma interpretação e aplicação nas mãos da ordem política predominante, concluindo que o totalitarismo é o maior expoente desta pretensão absoluta de apropriação do “natural”.

Biografia do Autor

Nicolás Patierno, Universidad Nacional de La Plata, Ensenada

Doctorando en Ciencias de la Educación en Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Profesor en Educación Física en la Universidad Nacional de La Plata. Becario doctoral (UNLP), con lugar de trabajo en Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales do Centro Interdisciplinario Cuerpo Educación y Sociedad, Ensenada, Argentina.

Ricardo Luis Crisorio, Universidad Nacional de La Plata, Ensenada

Doctor en Ciencias de la Educación. Magíster en Investigación Educativa. Profesor en Educación Física. Director de la Maestría en Educación Corporal. Profesor Titular de la cátedra “Educación Física 5” en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata, Ensenada, Argentina.

Referências

Citas

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Publicado

2016-06-15

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana na Modernidade