Interdisciplinaridade: da totalidade à prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n1p1Resumo
Este artigo faz reflexões sobre a interdisciplinaridade no intuito de contribuir na compreensão de tal categoria. Partimos do pressuposto de que a realidade é dinâmica, sendo os sujeitos que escrevem/desenham os circuitos da história, influenciados pelo conjunto de relações sociais em que estão inseridos. Por isso, as discussões teóricas tornam-se necessárias, pois buscam romper com a forma tradicional do conhecimento e de escola. Assim, trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade na proposta de uma escola pode propiciar uma formação para emancipação humana, na qual os sujeitos inseridos têm a tarefa de tornar realidade novas formas de organizar o espaço considerando a totalidade social. Baseada na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, discorreremos sobre a evolução da ciência buscando apresentar os fatos que possibilitaram as mudanças de paradigmas. Apresentamos, também, discussões sobre a interdisciplinaridade como um caminho para compreensão dos fenômenos na perspectiva da totalidade e finalizamos compreendendo o processo interdisciplinar na prática pedagógica. Verificou-se que a interdisciplinaridade é uma necessidade decorrente da própria evolução da ciência e da realidade social que é, ao mesmo tempo, una e diversa.
Referências
ALVARENGA, A.T. et al. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR., A; SILVA NETO, A. (Orgs.) Interdisciplinaridade em ciência da tecnologia e inovação. Barueri, SP: Manole, 2011, p. 3-67.
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de filosofia. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2005.
ETGES, Norberto J. Ciência, Interdisciplinaridade e Educação. In: JANTSCH. Ari Paulo, BIANCHETTI. Lucídio, (Orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9ª ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2011, p.60-94.
FARIA, José Henrique de. Epistemologia crítica, metodologia e interdisciplinaridade. In. PHILIPPI, Arlindo Jr. FERNANDES, Valdir Práticas da interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa. Barueri, SP: Manole, 2015.
FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do trabalho Pedagógico e da didática.11ªed. Campinas. São Paulo: Papirus, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Interdisciplinaridade Como Necessidade e Como Problema Nas Ciências Sociais. In. Ideação. Foz do Iguaçu/PR, v.10, n.1, 2008 p. 41-62.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 7ª Edição. 1986.
MARX, Karl. O Capital (Crítica da Economia Política). Livro 1: O processo de produção do capital. 7. ed. DIFEL Difusão Editorial S.A., 1982. vol. 1.
POMBO, Olga. Epistemologia e Interdisciplinaridade. In: Ideação. Foz do Iguaçu/PR, v.10, nº 01, 2008, p. 9 – 40.
RANIERI, Carli. Antropologia Filosófica. Curitiba: Ibpex, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Fernando José Martins, Maristela Soldá, Noemi Ferreira Felisberto Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).