Humor ou sexismo? Uma análise crítica das narrativas publicitárias nos filmes do Porta dos Fundos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n1p98Resumo
O presente artigo pretende analisar a construção narrativa de três filmes publicitários encomendados por anunciantes de marcas massivas, produzidos pelo canal Porta dos Fundos, com a finalidade de ser veiculado no YouTube. Apresentamos como objetivo observar a produção publicitária como entretenimento e o humor como elemento de persuasão, problematizando a utilização de argumentos sexistas no interior de suas narrativas, os quais produzem significado e reforçam valores hegemônicos machistas. Para as análises, partimos das proposições teórico-metodológicas de Bordwell e Thompson (2014). A partir das conclusões, as quais apontam para o sexismo camuflado pelo humor como conteúdo apresentado pelas narrativas do corpus da pesquisa, emerge o questionamento acerca da função social da publicidade e as consequências negativas às marcas envolvidas, oriundas de narrativas que pregam a desigualdade de gênero.
Referências
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A arte do cinema: uma introdução. Campinas: Editora UNICAMP, 2014.
BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
DONATON, Scott. Madison & Vine: Why the entertainment and advertising industries must converge to survive. New York: McGraw-Hill, 2004.
FERREIRA, Flávia. A história e evolução do merchandising na televisão brasileira. Belo Horizonte, 2006. Acesso em 05 de novembro de 2015
Disponível em: http://www.artigocientifico.com.br/uploads/artc_1166812850_91.doc
FIGUEIREDO, Celso. Porque Rimos: Um Estudo Sobre o Funcionamento do Humor na Sociedade. Comunicação e Sociedade, Vol. 33, N. 57, 2012. p. 171-198.
LIPOVETSKY, G. A era do vazio: Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo. Lisboa: Antropos, 1989.
LOPES, C. B. Trabalho Feminino em Contexto Angolano: um possível caminho na construção de autonomia. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
RODRIGUES, André. A graça de um herege. Rolling Stone, São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em 03 novembro de 2015.
WILLIAMS, Raymond. Problems in Materialism and Culture: Selected Essays. London: Verso Editionsand NLB, 1980.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: Uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, TOMAZ (Org.). Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, Editora Vozes, 2007. p.07-72.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Renata Barreto Malta, Álvaro de Lima Silva, Luan Filipe Ferreira Costa, Yuri Nascimento Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).