A resiliência das mulheres que sofreram violência doméstica: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n1p111Resumo
Na produção científica sobre violência contra a mulher inclui-se estudos sobre como mulheres vítimas da violência doméstica enfrentam essa situação. Desta forma, pretendeu-se conhecer o que está sendo propagado em revistas nacionais e internacionais sobre o processo de resiliência no cotidiano dessas mulheres. Definiram-se como critérios de inclusão: artigos publicados nos últimos cinco anos, disponíveis online integralmente e de abordagem qualitativa. Foram encontrados oito artigos pelo portal de serviços PubMed e bases de dados e portais da Biblioteca Virtual em Saúde entre janeiro a novembro de 2016. Constatou-se que algumas mulheres sofrem caladas pelos abusos cometidos dentro de casa, enquanto outras enfrentam a violência sozinhas ou com ajuda de amigos, familiares ou grupos de apoio social. Mesmo assim, há descrédito nestes serviços por parte das mulheres. Existe necessidade de incremento de estudos em parceria com serviços de apoio às mulheres que sofreram violência doméstica e ampliação das discussões que envolvem a responsabilidade de cada um por seu território.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).