Desafios para a equidade racial nas universidades: os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica de formação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p16Resumo
O diálogo aqui proposto visa discutir os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica e as vinculações dessa realidade à formação dos indivíduos de grupos sociais historicamente marginalizados que atualmente estão acessando as Universidades a partir das políticas e ações afirmativas. O acesso de estudantes negras/os, indígenas, oriundas/os de bairros periféricos, pequenas cidades do interior, de camadas sociais que historicamente foram marginalizadas e privadas do direito a uma educação pública de qualidade e as Universidades vêm contrariando a lógica meritocrática e excludente que há muito é um marcador da educação no Brasil. A entrada destas/destes estudantes nas Universidades vêm rompendo a frequente tradição de baixa escolaridade a qual estes grupos sociais vêm sendo sistematicamente submetidos. A nova realidade dessas Instituições evidencia a necessidade de estratégias de formação que atendam as necessidades de transformação, que altere suas ações de maneira a acolher e afiliar essas/esses novas/os estudantes.
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