Desafios para a equidade racial nas universidades: os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica de formação

Autores

  • Jessica Santana Bruno Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
  • Claudio Orlando Costa do Nascimento Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p16

Resumo

O diálogo aqui proposto visa discutir os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica e as vinculações dessa realidade à formação dos indivíduos de grupos sociais historicamente marginalizados que atualmente estão acessando as Universidades a partir das políticas e ações afirmativas. O acesso de estudantes negras/os, indígenas, oriundas/os de bairros periféricos, pequenas cidades do interior, de camadas sociais que historicamente foram marginalizadas e privadas do direito a uma educação pública de qualidade e as Universidades vêm contrariando a lógica meritocrática e excludente que há muito é um marcador da educação no Brasil. A entrada destas/destes estudantes nas Universidades vêm rompendo a frequente tradição de baixa escolaridade a qual estes grupos sociais vêm sendo sistematicamente submetidos. A nova realidade dessas Instituições evidencia a necessidade de estratégias de formação que atendam as necessidades de transformação, que altere suas ações de maneira a acolher e afiliar essas/esses novas/os estudantes.

Biografia do Autor

Jessica Santana Bruno, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Mestranda Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade em Salvador, BA

Claudio Orlando Costa do Nascimento, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. Professor/Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, do Mestrado Acadêmico Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências em Cruz das Almas, BA

Referências

ALMEIDA, M. C. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. São Paulo: Editora livraria da física, 2010.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional de saúde : 2013 : acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências : Brasil, grandes regiões e unidades da federação / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. – Rio de Janeiro : IBGE, 2015. 100 p.

CARVALHO, J. J. Inclusão Étnica e Racial no Brasil: a questão das cotas no ensino superior. Brasília: Editora Attar, 2005.

DUSSEL, E. 1492: O Encobrimento do Outro (A Origem do "Mito da Modernidade"): Conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Ciasen. Petrópolis, Vozes, 1993.

CARVALHO, E. Anti-meditaciones cartesianas: sobre el origen del anti-discurso filosófico de la modernidad. Tabula Rasa, v. 9, p. 153-197, 2008.

GUIMARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo: Editora 34, 1995.

FIGUEIREDO, A. Descolonização do conhecimento no século XXI In: SANTIAGO, Ana Rita; SIMÕES FILHO, Antônio L. C.; CARVALHO, Juvenal; BARROS, Ronaldo C. S; SILVA, Rosângela Souza da (orgs). Descolonização do Conhecimento no Contexto Afro-brasileiro. 2016, No prelo. pp.43-62.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Soc. estado. [online]. 2016, vol.31, n.1, pp.25-49. ISSN 0102-6992. Disponível em :< http://dx.doi.org/10. 1590/S0102-69922016000100003>. Acesso em: 02/02/2017.

MACEDO, R. S. A Etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MACEDO, R. S. Atos de currículo: Uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo Sem Fronteiras. Rio Grande do Sul, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, Colección Sur Sur, 2005a, pp.118-142.

SANTOS, B. S. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. In: SANTOS, B. S.; ALMEIDA FILHO, N. Universidade do Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

SANTOS, B. S; MENESES, M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.

SANTOS, B. de S. (org.) Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.

WAISELFISZ, J.J. Mapa da Violência 2014: Mortes Matadas por Armas de Fogo. Rio de Janeiro, FLACSO/CEBELA, 2014.

Downloads

Publicado

01.02.2019

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade