Violência interpessoal e arrogância neutralista. Aproximação ética-epistemológica de argumentação e objetividade

Autores

  • María Luján Christiansen Universidad de Guanajuato, México

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p91

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem interdisciplinar sobre a violência interpessoal entendida como um fenômeno complexo e multidimensional. Como inicialmente expostos, há uma ampla visão socialmente compartilhado na ideia de que conflitos de interação só pode ser resolvido por meio de práticas de conversação racionais, com base no argumento. No entanto, existem alguns estilos argumentativos que funcionam mais como uns motores de violência epistemológica. Tais estilos de plotagem (chamado de "vertiginosa") estão intimamente relacionados com a pretensão de neutralidade que os participantes adoptem em disputas, trazendo o campo da comunicação as prerrogativas do princípio de objetividade da ciência (e derivado de uma aplicação indiscriminada da lei do terceiro excluído para as áreas de compreensão do comportamento humano). O principal objetivo das reflexões aqui apresentadas é mostrar que o exercício argumento tem implicações avaliativas e cognitivas, no sentido de que tanto a defesa eo ataque das razões que validam o conhecimento, representam formas de relação social pode seja profundamente desqualificante e desvalorizando os motivos alegados pelos Outros. Se assim for, ele requer uma abordagem filosófica para retomar o problema da violência relacional a partir de um diálogo profundo entre a epistemologia, a ética e ciências sociais.

Biografia do Autor

María Luján Christiansen, Universidad de Guanajuato, México

Doctora en Filosofía de la Ciencia por el Instituto de Investigaciones Filosóficas de la Universidad Nacional Autónoma de México. Profesora-Investigadora del Departamento de Filosofía, Universidad de Guanajuato. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología. Directora de proyectos de investigación y de tesis en los niveles de licenciatura, maestría y doctorado.

Referências

BATESON, G. Naven, Stanford, California: Stanford University Press, 1958.

EFRAN, J.; LUKENS, M.; LUKENS, R. Lenguaje, estructura y cambio. La construcción del sentido en Psicoterapia. Barcelona: Gedisa, 1990.

HOFFMAN, L. Fundamentos de Terapia Familiar. Un marco conceptual para el cambio de sistemas. México: FCE, 1981/1987.

MATURANA, H. La objetividad, un argumento para obligar. Santiago: Dolmen Ediciones. 1997.

MONTAÑÉS PERALES, O. Problemas epistemológicos de la comunicación pública de la ciencia. Tesis Doctoral, España: Universidad de Salamanca, 2009.

NIETZSCHE, F. Sobre Verdad y Mentira en sentido extramoral. Madrid: Tecnos. 1873/1996.

PEREDA, C. Vértigos argumentales, Madrid: Anthropos, 1994.

PEREDA, C. Crítica de la razón arrogante, México: Taurus-Alfaguara, 1999.

SEGAL, L. Soñar la realidad. El constructivismo de Hein von Foester, Madrid: Paidós Ibérica S.A., 1994.

SLUZKI, C. Violencia familiar y violencia política: Implicaciones terapéuticas de un modelo general. En D. F. Schnitman (Ed.), Nuevos paradigmas, cultura y subjetividad. Barcelona: Paidós, 1994.

WATZLAWICK, P., BEAVIN, J. y JACKSON, D. Teoría de la comunicación humana. Barcelona: Herder, 1967/1985.

Publicado

01.02.2019

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade