Humor ou sexismo? Uma análise crítica das narrativas publicitárias nos filmes do Porta dos Fundos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n1p98Resumo
O presente artigo pretende analisar a construção narrativa de três filmes publicitários encomendados por anunciantes de marcas massivas, produzidos pelo canal Porta dos Fundos, com a finalidade de ser veiculado no YouTube. Apresentamos como objetivo observar a produção publicitária como entretenimento e o humor como elemento de persuasão, problematizando a utilização de argumentos sexistas no interior de suas narrativas, os quais produzem significado e reforçam valores hegemônicos machistas. Para as análises, partimos das proposições teórico-metodológicas de Bordwell e Thompson (2014). A partir das conclusões, as quais apontam para o sexismo camuflado pelo humor como conteúdo apresentado pelas narrativas do corpus da pesquisa, emerge o questionamento acerca da função social da publicidade e as consequências negativas às marcas envolvidas, oriundas de narrativas que pregam a desigualdade de gênero.
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