El logro de la sociología
Resumo
O artigo inicia falando que consciência contemporânea não seria a mesma sem a presença da sociologia – uma ciência humana e não somente social – que é, no conjunto das ciências sociais, a ciência cognitiva que estuda a condição humana. A sociologia é uma ciência multidimensional, sua história é a de uma disciplina que acumula conhecimento objetivo. Porém somente a ética da objetividade não é suficiente para cultivar as ciências humanas; essas incorporarão amplitude, bem como dignidade teórica, apenas se fundamentadas em nossa competência moral. Finalmente, afirma que a continuidade do modo sociológico na cultura moderna e sua atual hegemonia se justificam somente se a sociologia mantiver-se fiel aos princípios da intencionalidade racional por um lado e, aos do humanismo por outro; sem perder entre eles o espaço da estrutura social da liberdade e dos sonhos humanos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Salvador Giner

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).