El logro de la sociología

Autores

  • Salvador Giner

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Sociologia, Ciências humanas, Consciência sociológica, Condição humana, Objetividade humana, Sociología, ciencias humanas, conciencia sociológica, condición, Sociology, Human sciences, Sociological conscience, Human condition

Resumo

O artigo inicia falando que consciência contemporânea não seria a mesma sem a presença da sociologia – uma ciência humana e não somente social – que é, no conjunto das ciências sociais, a ciência cognitiva que estuda a condição humana. A sociologia é uma ciência multidimensional, sua história é a de uma disciplina que acumula conhecimento objetivo. Porém somente a ética da objetividade não é suficiente para cultivar as ciências humanas; essas incorporarão amplitude, bem como dignidade teórica, apenas se fundamentadas em nossa competência moral. Finalmente, afirma que a continuidade do modo sociológico na cultura moderna e sua atual hegemonia se justificam somente se a sociologia mantiver-se fiel aos princípios da intencionalidade racional por um lado e, aos do humanismo por outro; sem perder entre eles o espaço da estrutura social da liberdade e dos sonhos humanos.

Biografia do Autor

Salvador Giner

Catedrático de Sociología en la Universidad de Barcelona. Fundador y presidente de la Federación Española de Sociología y Director del Instituto de Estudios Sociales Avanzados del CSIC. Editor de la Revista Internacional de Sociología y Director Asociado del European Journal of Social Theory. Autor de Historia del Pensamiento Social, el manual más conocido en las universidades españolas, del Diccionario de Sociología y de otras obras como Sociedad Masa, Ensayos Civiles, Carta sobre la Democracia, La Cultura de la Democracia, Carisma y Razón, etc. Algunas de estas y otras obras han sido traducidas a varios idiomas.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos