Perfil da juventude brasileira: questões sobre cultura política e participação democrática
Resumo
Este texto levanta questões para formulação de hipóteses, acerca das possíveis mudanças, e características atuais da cultura política dos jovens no Brasil, tendo em vista a análise dos dados de uma pesquisa nacional por “survey”, intitulada “Perfil da Juventude Brasileira” -- realizada em novembro de 2003, pelo Instituto Cidadania de São Paulo. Essa discussão será feita aqui, à luz dos resultados e interpretações de outras pesquisas anteriores, também realizadas por “survey”, sobre cultura política, e sobre a juventude, tanto no Brasil como no exterior. O texto consta de duas partes, a primeira examinando a adesão (ou não adesão) dos jovens à democracia, através dos indicadores e interpretações convencionais da participação política. A segunda parte considera outros dados e análises menos convencionais sobre a participação política, centrados na adesão a valores, práticas associativas, e outras orientações e atividades emergentes entre a juventude. O texto será publicado em livro co-editado pelo Instituto Cidadania e a Fundação Perseu Abramo, organizado por Helena Wendel Abramo e Paulo Martoni Branco, sob o título (provisório) “Retratos da Juventude Brasileira”.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Paulo J. Krischke
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).