The field of the sociology of religion: secularization versus the “God’s revenge”
Abstract
The manuscript discusses the field of the Sociology of Religion, focusing on the debate “secularization versus non-secularization”; decline/ mercantilization/ privatization of religion versus the “God’s revenge” (phenomenon of explosion of new religious movements). The discussion gives attention to authors like Weber, Durkheim, Tocqueville, Pierucci, Campbell, Woodhead e Heelas. The argument presented here is that religion had reappeared as a new kind of moral, meaning not a traditional moral, but new values, a new ethics that critically opposes to reason and science.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2005 Fabiana Luci de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).