Convergências entre Freud e a fenomenologia: um olhar interdisciplinar
Resumo
O propósito deste artigo é analisar algumas conexões entre psicanálise e fenomenologia tendo como base os trabalhos de Freud, Husserl e seus seguidores. São revistas as críticas dos filósofos fenomenológicos sobre os fundamentos epistemológicos da teoria psicanalítica. Com as alterações das concepções psicanalíticas nos anos 20, iniciou-se uma aproximação entre as duas teorias, numa convergência interdisciplinar que se ampliou nas décadas seguintes. A hermenêutica pode ser vista como o ponto de conexão entre a psicanálise e a fenomenologia, a primeira focalizando a sexualidade e a última focalizando a ontologia.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Rafael Raffaelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).