'Mas sempre há fissuras entre as rochas; sempre há espaço para mudança': uma entrevista com Kathleen Lynch
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2023.e95284Palavras-chave:
Ativismo, Desigualdade afetiva, Cuidado, Justiça socialResumo
Kathleen Lynch é Professora de Estudos de Igualdade (Emérita) na University College Dublin (UCD). Ela desempenhou um papel central na criação do Centro de Estudos de Igualdade (1990) e da Escola de Justiça Social, ambos da UCD (2004/5). Ela é autora de muitos livros e artigos sobre todos os tipos de questões de igualdade e justiça social, especialmente na educação e, mais recentemente, sobre a relação entre cuidado e justiça. Nesta entrevista, ela fala sobre as experiências e ideais que moldaram seu trabalho como acadêmica ativista: desde seus anos de formação no oeste da Irlanda até sua colaboração abrindo espaços para a resistência à injustiça, como o Centro de Estudos de Igualdade e a Escola de Justiça Social da UCD. Ela também discute algumas das motivações por trás de seu trabalho sobre cuidado e desigualdade afetiva, incluindo seu livro mais recente: Care and Capitalism (2022). A entrevista foi realizada em abril de 2018 e posteriormente revisada para se obter maior clareza.
Referências
AHMED, Nabil, et al. Inequality kills: The unparalleled action needed to combat unprecedented inequality in the wake of COVID-19. Oxford, UK: Oxfam International, 2022. DOI: 10.21201/2022.8465.
BISSETT, John. How to Live: An Ethnography of Class and Gender in a Public Housing Estate in Dublin. Bristol: Policy Press, 2023.
BORAN, Anne. Challenge to Power: Nixie Boran, freedom and the Castlecomer coal miners. Dublin: Geography Publications, 2021.
BOURDIEU, Pierre. The Logic of Practice. Cambridge: Polity, 1990.
BRÖCKLING, Ulrich. The Entrepreneurial Self: Fabricating a New Type of Subject. London: Sage, 2015.
BROWNE, Noël. Against the Tide: The widely acclaimed autobiography of Irish politician and doctor. Dublin: Gill & Macmillan, 2007.
COFFEY, Clare, et al. Time to Care: Unpaid and underpaid care work and the global inequality crisis. Oxford: Oxfam, 2020.
LEE, Joe. Ireland 1912-1985: Politics and Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
FRASER, Nancy. Scales of Justice: Reimagining Political Space in a Globalizing World. Cambridge: Polity, 2008.
FRASER, Nancy and HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. London: Verso, 2003.
GARVIN, Tom. Preventing the Future: Why was Ireland so poor for so long? Dublin: Gill Books, 2004.
GOULDNER, Alvin. The Coming Crisis in Western Sociology. London: Heinemann, 1970.
FEDERICI, Silvia. Re-Enchanting the World: Feminism and the Politics of the Commons. Oakland, Ca.: PM Press, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. London: Bloomsbury Academic, 2018 [1968].
INGLIS, Tom. Moral Monopoly: The Rise and Fall of the Catholic Church in Modern Ireland. Dublin: University College Dublin Press, 1998.
LYNCH, Kathleen and O’NEILL, Cathleen. The Colonisation of Social Class in Education, British Journal of Sociology of Education, v. 15, t. 3, p. 307-323, 1994.
LYNCH, Kathleen. Equality and Resistance in Higher Education. International Studies in Sociology of Education, v. 5, t. 1, p. 93-111, 1995.
LYNCH, Kathleen. Equality Studies: The Academy and the Role of Research in Emancipatory Social Change, Economic and Social Review, v. 30, t. 1, p. 41-69, 1999.
LYNCH, Kathleen, GRUMMELL, Bernie and DEVINE, Dympna. New Managerialism in Education. London: Palgrave Macmillan, 2012.
LYNCH, Kathleen and IVANCHEVA, Mariya. Academic freedom and the commercialisation of universities: a critical ethical analysis. Ethics in Science and Environmental Politics, v. 15, t. 1, p. 71-85, 2015.
LYNCH, Kathleen, BAKER, John, LYONS, Maureen (with CANTILLON, Sara, WALSH, Judy, FEELEY, Maggie, HANLON, Niall, O’BRIEN, Maeve). Affective equality: Love, care and injustice. London: Palgrave, 2016.
LYNCH, Kathleen. Care and Capitalism: Why Affective Equality Matters for Social Justice. Cambridge: Polity Press, 2022.
RILEY, Norman. Muintir an Tire Ireland. Community Development Journal, v. 2, t. 7, p. 22–2, 1967.
SCHOLARS AT RISK (2021) Free To Think Report 2021. https://www.scholarsatrisk.org/ accesed Dec. 13th, 2021.
SOEDERBERG, Susanne. Debtfare States and the Poverty Industry. Abingdon: Routledge, 2014.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. London: Verso, 2019.
TAWNEY, Richard H. Equality. London: G. Allen & Unwin, (1952 [1930]).
TAWNEY, Richard H. Religion and the Rise of Capitalism. London: Verso, (2015 [1926]).
TILLY, Charles. Durable inequality. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1998.
TRONTO, Joan. Caring democracy: Markets, equality, and justice. New York: NYU Press, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rubén Flores, Kathleen Lynch
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).