'Mas sempre há fissuras entre as rochas; sempre há espaço para mudança': uma entrevista com Kathleen Lynch
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2023.e95284Palavras-chave:
Ativismo, Desigualdade afetiva, Cuidado, Justiça socialResumo
Kathleen Lynch é Professora de Estudos de Igualdade (Emérita) na University College Dublin (UCD). Ela desempenhou um papel central na criação do Centro de Estudos de Igualdade (1990) e da Escola de Justiça Social, ambos da UCD (2004/5). Ela é autora de muitos livros e artigos sobre todos os tipos de questões de igualdade e justiça social, especialmente na educação e, mais recentemente, sobre a relação entre cuidado e justiça. Nesta entrevista, ela fala sobre as experiências e ideais que moldaram seu trabalho como acadêmica ativista: desde seus anos de formação no oeste da Irlanda até sua colaboração abrindo espaços para a resistência à injustiça, como o Centro de Estudos de Igualdade e a Escola de Justiça Social da UCD. Ela também discute algumas das motivações por trás de seu trabalho sobre cuidado e desigualdade afetiva, incluindo seu livro mais recente: Care and Capitalism (2022). A entrevista foi realizada em abril de 2018 e posteriormente revisada para se obter maior clareza.
Referências
AHMED, Nabil, et al. Inequality kills: The unparalleled action needed to combat unprecedented inequality in the wake of COVID-19. Oxford, UK: Oxfam International, 2022. DOI: 10.21201/2022.8465.
BISSETT, John. How to Live: An Ethnography of Class and Gender in a Public Housing Estate in Dublin. Bristol: Policy Press, 2023.
BORAN, Anne. Challenge to Power: Nixie Boran, freedom and the Castlecomer coal miners. Dublin: Geography Publications, 2021.
BOURDIEU, Pierre. The Logic of Practice. Cambridge: Polity, 1990.
BRÖCKLING, Ulrich. The Entrepreneurial Self: Fabricating a New Type of Subject. London: Sage, 2015.
BROWNE, Noël. Against the Tide: The widely acclaimed autobiography of Irish politician and doctor. Dublin: Gill & Macmillan, 2007.
COFFEY, Clare, et al. Time to Care: Unpaid and underpaid care work and the global inequality crisis. Oxford: Oxfam, 2020.
LEE, Joe. Ireland 1912-1985: Politics and Society. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
FRASER, Nancy. Scales of Justice: Reimagining Political Space in a Globalizing World. Cambridge: Polity, 2008.
FRASER, Nancy and HONNETH, Axel. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. London: Verso, 2003.
GARVIN, Tom. Preventing the Future: Why was Ireland so poor for so long? Dublin: Gill Books, 2004.
GOULDNER, Alvin. The Coming Crisis in Western Sociology. London: Heinemann, 1970.
FEDERICI, Silvia. Re-Enchanting the World: Feminism and the Politics of the Commons. Oakland, Ca.: PM Press, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the Oppressed. London: Bloomsbury Academic, 2018 [1968].
INGLIS, Tom. Moral Monopoly: The Rise and Fall of the Catholic Church in Modern Ireland. Dublin: University College Dublin Press, 1998.
LYNCH, Kathleen and O’NEILL, Cathleen. The Colonisation of Social Class in Education, British Journal of Sociology of Education, v. 15, t. 3, p. 307-323, 1994.
LYNCH, Kathleen. Equality and Resistance in Higher Education. International Studies in Sociology of Education, v. 5, t. 1, p. 93-111, 1995.
LYNCH, Kathleen. Equality Studies: The Academy and the Role of Research in Emancipatory Social Change, Economic and Social Review, v. 30, t. 1, p. 41-69, 1999.
LYNCH, Kathleen, GRUMMELL, Bernie and DEVINE, Dympna. New Managerialism in Education. London: Palgrave Macmillan, 2012.
LYNCH, Kathleen and IVANCHEVA, Mariya. Academic freedom and the commercialisation of universities: a critical ethical analysis. Ethics in Science and Environmental Politics, v. 15, t. 1, p. 71-85, 2015.
LYNCH, Kathleen, BAKER, John, LYONS, Maureen (with CANTILLON, Sara, WALSH, Judy, FEELEY, Maggie, HANLON, Niall, O’BRIEN, Maeve). Affective equality: Love, care and injustice. London: Palgrave, 2016.
LYNCH, Kathleen. Care and Capitalism: Why Affective Equality Matters for Social Justice. Cambridge: Polity Press, 2022.
RILEY, Norman. Muintir an Tire Ireland. Community Development Journal, v. 2, t. 7, p. 22–2, 1967.
SCHOLARS AT RISK (2021) Free To Think Report 2021. https://www.scholarsatrisk.org/ accesed Dec. 13th, 2021.
SOEDERBERG, Susanne. Debtfare States and the Poverty Industry. Abingdon: Routledge, 2014.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism. London: Verso, 2019.
TAWNEY, Richard H. Equality. London: G. Allen & Unwin, (1952 [1930]).
TAWNEY, Richard H. Religion and the Rise of Capitalism. London: Verso, (2015 [1926]).
TILLY, Charles. Durable inequality. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1998.
TRONTO, Joan. Caring democracy: Markets, equality, and justice. New York: NYU Press, 2013.
WILLIAMS, Raymond. Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rubén Flores, Kathleen Lynch
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).