Two worlds, two languages: processes of social mediation and knowledge diversity in the construction of projects for rural development

Authors

  • Monique Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural
  • Flávia Charão Marques Doutora em Desenvolvimento Rural, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFGRS.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p243

Abstract

In face of construction of rural development patterns, intentional projects, plans and programs are put into practice by certain social actors responsible for mediating between the local and technical-scientific knowledge. The formation of these actors has been organized linked to a reallocation of political and moral principles, which make the term mediation miss the allusion to dialectical social processes; it highlights mechanistic aspects instead. Thus, there are efforts in thinking about social change among farmers and about proposals for an alternative agriculture, less subordinated to the market and less dependent on technological packages. This requires changes in way of thinking of the researchers, development agencies and farmers. In light of a recent theoretical debate, this article presents some consistencies and inconsistencies identified in social mediation process involving farmers and technicians, showing the possibility of analyzing interface situations as a way to avoid simplifications in understanding the process.

Author Biographies

Monique Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista 'Julio de Mesquita Filho' (2008) e mestrado pelo Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural - PGDR da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Em 2008 realizou atividades de pesquisa e extensão universitária com comunidades indígenas e caboclo-ribeirinhas da Amazônia brasileira. Atualmente é tutora e co-orientadora no curso de graduação a distância denominado Planejamento e gestão para o Desenvolvimento Rural - UFRGS. Os temas de maior interesse são: geração e diversidade de conhecimentos relacionados ao uso da biodiversidade na construção do desenvolvimento rural sustentável.

Flávia Charão Marques, Doutora em Desenvolvimento Rural, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFGRS.

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando junto à Faculdade de Agronomia e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Doutora em Desenvolvimento pelo PGDR/UFRGS (2009), tendo realizado estágio doutoral, como bolsista da CAPES, junto ao Rural Sociology Group, Wageningen University (Holanda). Junto ao PGDR/UFRGS, durante o ano de 2010, desenvolveu projeto de pós-doutorado com apoio do Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, atuando em atividades de ensino e pesquisa. Desenvolveu atividades de pesquisa e docência na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); e de gestão em políticas públicas na Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD-UFRGS), e atua como pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS-UFRGS) e no Grupo de Pesquisa Alimentação e Cultura (Universidade Federal de Pelotas-UFPel). Seus estudos e esforços de pesquisa são mobilizados pela temática da sustentabilidade no desenvolvimento, com foco na inovação e nas transições sociotécnicas para a agricultura.

Published

2012-07-22

Issue

Section

Articles