The tradition of fairy tales and the survival of feminine cultural matrices in narratives of children´s films
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n3p109Abstract
The main objective of this article is to reflect about the cultural values that are continually reproduced by cinematographic narratives throughout generations. These values can be (re) constructed per images and narratives, using already socially legitimized behaviors as mediators of collective memory, reconnecting the past to the contemporary time. In historically analyzing the film productions of Disney studios and their princess characters, we realize that although a deconstruction of female stereotypes can be evidenced, there is a premise of traditional values remnants that tend to survive, that may or may not be re-signified as we understand that idealized image of the woman needs to connect to her own experiences and emancipates culturally.
References
ALVES, Branca Moreira. PITANGUY, Jaqueline (1982). O que é feminismo. São Paulo: Editora Brasiliense.
BEAUVOIR, S. (1967). O Segundo sexo II – a experiência vivida. 2. ed. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro.
BETTELHEIM, B. (2002). A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
BREDER, F. (2013). Feminismo e príncipes encantados: a representação feminina nos filmes de princesa da Disney. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Escola de Comunicação – ECO.
CADEMARTORI, L. (1987). O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense.
CASHDAN, S. (2000). Os sete pecados capitais nos contos de fadas: como os contos de fadas influenciam nossas vidas. Rio de Janeiro: Campus.
CASTELLS, M. (2001). O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra.
COELHO, N. (1991). O Conto de fadas. São Paulo: Ática.
DEBORD, G. (1997). A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto.
DIDI-HUBERMAN, G. (2013). A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.
LIPOVETSKY, Gilles (2000), A Terceira Mulher. Permanência e Revolução do Feminino, Maria Lucia Machado (trad.), São Paulo: Companhia das Letras.
MACHADO, A. M. (2010). Os Contos de fada de Perrault, Grimm, Andersen e Outros. Zahar.
PERRAULT, J. C.. Contos de Perrault. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1987.
VAITSMAN, Jeni. Flexíveis e plurais: identidade, casamento e família em circunstâncias pós-modernas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).