Corpo Arché: Memória e poder na obra de Adriana Varejão

Autores

  • Kamila Costa

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2021.e76103

Resumo

Trata-se da articulação teórico-conceitual contemporânea entre corpo, memória e gênero, tendo como objeto de análise as obras da artista plástica Adriana Varejão. Dessa maneira, esta proposta pretende indicar a concepção do corpo inserida nas dinâmicas das relações de poder, sob a perspectiva da teoria política contemporânea. Pela aproximação metodológica transdisciplinar, buscou-se o aporte, na esteira do pensamento foucaultiano, de uma autora como Judith Butler e suas noções de gênero e inscrição sociopolítica. E nas formulações do próprio Michel Foucault, no que diz respeito às relações corporais nos espaços, e sua analítica do poder. Já por meio das modulações de Pierre Nora, será possível compreender a ideia de lugar de memória como uma outra proposta arquivística para o corpo.  Visou-se, portanto, apontar esta corporeidade também como arquivo vivo de resistência. O corpo concebido como arquitetura de gozo.

 

Referências

BUTLER, Judith. Frames of War. United Kingdom/New York: Verso, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de janeiro: Nau, 2002.

FOUCAULT, Michel. O Corpo Utópico; As Heterotopias. São Paulo, n-1 Edições, 2013.

FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. In: MOTTA, Manoel da (Org). Ditos e escritos Vol. III: Estética: Literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1999

KAFKA, Franz. O veredicto/Na colônia penal.São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, 1993.

PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual. Práticas subversivas de identidade sexual. São Paulo: n-1, 2015.

SARDUY, Severo. Cobra. Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1975.

SARDUY, Severo. Escritos sobre um corpo. São Paulo: Perspectiva, 1979

SCHWARCZ, Lilia; VAREJÃO, Adriana. Pérola imperfeita: A história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

VAREJÃO, Adriana. Azulejaria Verde em Carne Viva, 2000. Disponível em: adrianavarejao.net. Acesso em: 02 jul. 2020.

VAREJÃO, Adriana. Cadernos de viagem: Connaissance par corps, 2003 in Adriana Varejão. Chambre d’échos / Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain / Actes Sud, 2005.

VAREJÃO, Adriana. Dadivosa,1999. Disponível em: adrianavarejao.net. Acesso em: 02 jul.2020.

VAREJÃO, Adriana. Irezumi em ponta de diamante,1997. Disponível em: adrianavarejao.net. Acesso em: 02 jul. 2020.

VAREJÃO, Adriana. Laparotomia exploratória, 1996. Disponível em: adrinavarejao.net. Acesso em: 02 jul. 2020.

VAREJÃO, Adriana. Ruína de Charque Caruaru, 2000. Disponível em adrinavarejao.net Acesso em: 02 jul. 2020.

Downloads

Publicado

19.08.2021

Edição

Seção

Artigos - Estudos de Gênero