Necropolítica nas mortes contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n1p143Resumo
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad: Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018, 71 p.
O texto original foi publicado em inglês em 2003, com o título “Necropolitics”. No Brasil, saiu pela primeira vez em 2016 pela revista Arte & Ensaios, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ. Em 2018, ganhou sua versão em livro através da n-1 edições.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010 [1995].
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto?. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016 [2009].
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Còllege de France (1975-1976). 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1999].
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad: Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Luiz Fernando Greiner Barp, Myriam Raquel Mitjavila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).