Aesthetics and psychoanalysis: for a criticism of modernity
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2011v8n2p215Abstract
The present article intends to cover some foundations of the study of aesthetics, developed at the core of modernity as an academic discipline and as theoretical basis of art criticism. Prepared by romanticism, was subsequently adopted by psychoanalysis. In Freud and in the philosophy of Nietzsche we can observe - as we will try to demonstrate - its privileged function in support of a cultural criticism. This is because, while privileged locus of expression of the tension between pathos and logos, it is in aesthetics that the psychoanalysis finds the main certification of the paradoxes of a culture allegedly seated in self-awareness.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).