Resenha do livro “Football in neoliberal times: a marxist perspective on the european football industry”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e101465Palavras-chave:
Futebol, Capitalismo, Neoliberalismo, Economia, MarxismoResumo
A presente resenha é sobre o livro Football in neoliberal times: a Marxist perspective on the European football industry, publicado em 2016 por Peter Kennedy e David Kennedy. O argumento orientador ao longo do livro tem sido que o futebol é assolado por um conjunto crescente de contradições e conflitos originados na incapacidade de sua indústria resolver as disputas entre quem possui, controla e consome a modalidade como uma mercadoria em relação aqueles que o entendem como um bem comunitário. Nesse sentido, olhando para a totalidade, os autores cravam que a luta entre clube e jogador está imbricada à luta entre torcedores e os proprietários privados dos clubes. Por fim, advertem que tais conflitos, sugerem que o domínio do capital, no futebol, é especulativo e completamente instável. Portanto, o livro apresenta um contraponto à visão de que o negócio do futebol é uma indústria capitalista de pleno direito.
Referências
KENNEDY, David; KENNEDY, Peter. Football in neoliberal times: a marxist perspective on the European football industry. Londres: Routledge, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Motrivivência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).