Praticar apenas o handebol a partir de qual idade? Da opinião de treinadores ao diálogo com a literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e105440Palavras-chave:
Esporte, Especialização esportiva, Pedagogia do esporte, Esporte coletivo, Formação esportivaResumo
O debate sobre processos que podem levar à especialização esportiva precoce segue em voga, seja por meio da escolha de métodos de ensino ou pela prática exclusiva de apenas uma modalidade. O objetivo deste estudo foi analisar a etapa considerada ideal por treinadores para que os praticantes se dediquem exclusivamente ao handebol. Foram entrevistados 17 treinadores, cujos discursos foram analisados pelo método da análise temática reflexiva. Os resultados mostraram um apelo à prática exclusiva do handebol até os 12 anos de idade, o que pode se aproximar de um cenário de especialização precoce. Esse posicionamento diverge diametralmente da bibliografia consultada e vai de encontro à formação generalista que alicerça as etapas de treinamento.
Referências
ADENT, Hana et al. An Investigation into How the Intense Nature of Youth Sport Participation Influences Women’s Collegiate Basketball Player’s Experiences of Burnout. Journal of Amateur Sport, v. 10, n. 1, p. 1-23, 2024. doi: 10.17161/jas.v10i1.21188. Acesso em: 05 ago. 2025.
BALYI, Istvan; HAMILTON, Ann. Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic coach, v. 16, n. 1, p. 4-9, 2004. Acesso em: 05 ago. 2025.
BARATTI, Abel; CASALI, Eduardo. Balonmano: desarrollo de los fundamentos por médio de ejercitaciones y formas jugadas. 1 ed. Armenia: Kinesis, 2008.
BARREIROS, André; CÔTÉ, Jean; FONSECA, António Manuel. From early to adult sport success: Analysing athletes' progression in national squads. European Journal of Sport Science, v. 14, n. sup1, p. S178-S182, 2014. doi: 10.1080/17461391.2012.671368. Acesso em: 05 ago. 2025.
BEE, Helen. A Criança em Desenvolvimento. 9 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Doi: 10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 05 ago. 2025.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 2019. doi: 10.1080/2159676X.2019.1628806. Acesso em: 05 ago. 2025.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria; TERRY, Gareth. Thematic analysis. Qualitative Research Clinical Health Psychology, v. 24, n. 1, p. 95-114, 2014. doi: 10.1007/978-1-137-29105-9_7. Acesso em: 05 ago. 2025.
BRAUN, Virginia; CLARKE; Victoria; WEATE, Paul. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: SMITH, Brett; SPARKES, Andrew C. (Orgs.). Handbook of Qualitative Research in Sport and Exercise. 1 ed. Londres: Routledge, p. 213-227, 2016.
ESTRIGA, Luisa; MOREIRA. Proposta metodológica de ensino do andebol. In: TAVARES, Fernando (Org.). Jogos desportivos colectivos: ensinar a jogar, 1. ed. Porto: FADEUP, 2015. p. 123-164. (pp. 123-164). FADEUP, 2015.
BRIDGE, Matthew W.; TOMS, Martin R. The specialising or sampling debate: a retrospective analysis of adolescent sports participation in the UK. Journal of Sports Sciences, v. 31, n. 1, p. 87-96, 2013. Doi: 10.1080/02640414.2012.721560. Acesso em: 05 ago. 2025.
CÔTÉ, Jean; HANCOCK, David J. Evidence-based policies for youth sport programmes. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 8, n. 1, p. 51-65, 2016. doi: 10.1080/19406940.2014.919338. Acesso em: 05 ago. 2025.
CÔTÉ, Jean; VIERIMAA, Matthew. The developmental model of sport participation: 15 years after its first conceptualization. Science & sports, v. 29, p. S63-S69, 2014. doi: 10.1016/j.scispo.2014.08.133. Acesso em: 05 ago. 2025.
CÔTÉ, Jean. The influence of the family in the development of talent in sport. The Sport Psychologist, v. 13, n. 4, p. 395-417, 1999. doi: 10.1123/tsp.13.4.395. Acesso em: 05 ago. 2025.
CÔTÉ, Jean.; BAKER, Joseph.; ABERNETHY, Bruce. From play to practice: a developmental framework for the acquisition of expertise in team sport. In: STARKES, J.; ERICSSON, K.A. (eds.). Expert Performance in Sports: Advances in Research on Sport Expertise. Champaing, IL: Human Kinetics, p.89-113, 2003.
CÔTÉ, Jean.; BAKER, Joseph.; ABERNETHY, Bruce. Practice and play in the development of sport expertise. In: EKLUND, R.; TENENBAUM, G. (eds.). Handbook of Sport Psychology. 3.ed. Hoboken, NJ: Wiley, 2007. p.184-202.
CÔTÉ, Jean.; ERICKSON, Karl.; ABERNETHY, Bruce. Play and practice during childhood. In: CÔTÉ, J.; LIDOR, R. (Eds.). Conditions of children’s talent development in sport. Morgantown, WV: Fitness Information Technology, 2013. pp. 9-20.
CÔTÉ, Jean; LIDOR, Ronnie; HACKFORT, Dieter. ISSP position stand: To sample or to specialize? Seven postulates about youth sport activities that lead to continued participation and elite performance. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 7, n. 1, p. 7-17, 2009. doi: 10.1080/1612197X.2009.9671889. Acesso em: 05 ago. 2025.
DISTEFANO, Lindsay J. et al. Sport sampling is associated with improved landing technique in youth athletes. Sports Health. v. 10, n. 2, p. 160-168, 2018. doi: 10.1177/1941738117736056. Acesso em: 05 ago. 2025.
EHRET, Arno et al. Manual do Handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.
ERICSSON, K. Anders; KRAMPE, Ralf T.; TESCH-RÖMER, Clemens. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychological Review, v. 100, n. 3, p. 363-406, 1993. doi: 10.1037/0033-295X.100.3.363. Acesso em: 05 ago. 2025.
ESTRIGA, Luisa; MOREIRA. Proposta metodológica de ensino do andebol. In: TAVARES, Fernando (Org.). Jogos desportivos colectivos: ensinar a jogar, 1. ed. Porto: FADEUP. p. 123-164, 2015.
FABRICANT, Peter D. et al. Youth sports specialization and musculoskeletal injury: a systematic review of the literature. The Physician and Sports Medicine, v. 44, n. 3, p. 257-262, 2016. doi: 10.1080/00913847.2016.1177476. Acesso em: 05 ago. 2025.
FLICK, Uwe. (2008) Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.
FRANCESCHI, Bruno; MENEZES, Rafael P. Diretrizes de (con) federações nacionais para o desenvolvimento de treinadores de handebol em uma perspectiva de longo prazo. Pensar a Prática, v. 26, p. 74574, 2023. doi: 10.5216/rpp.v26.74574. Acesso em: 05 ago. 2025.
GARLAND, W. J. et al. Developmental activities of elite junior hockey players: an analysis of early sport specialization. Frontiers in Sports and Active Living, v. 5, p. 1253007, 2023. doi: 0.3389/fspor.2023.1253007. Acesso em: 05 ago. 2025.
GRECO, Pablo J.; SILVA, Siomara; GREOC, Fernando L. (2012). O sistema de formação e treinamento esportivo no handebol brasileiro (SFTE-HB). In: GRECO, Pablo Juan; ROMERO, Fernández Romero (Eds.), Manual de handebol: da iniciação ao alto nível, p. 235-250, São Paulo: Phorte, 2012.
HODGE, Thana; DEAKIN, Janice M. Deliberate practice and expertise in martial arts: The role of context in motor recall. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 20, n. 3, p. 260-279, 1998.
JAYANTHI, Neeru et al. Sports specialization in young athletes: evidence-based recommendations. Sports Health, v. 5, n. 3, p. 251-257, 2013. doi: 10.1177/1941738112464626. Acesso em: 05 ago. 2025.
LAMAS, Leonardo; MORALES, Juan Carlos Pérez. Integração entre a análise do desempenho eo ensino-aprendizagem nos esportes coletivos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e010121, 2022. doi: 10.1590/rbce.44.e010121. Acesso em: 05 ago. 2025.
LIMA, Leilane Alves de et al. Engagement in athletic career: A study of female Brazilian handball world champions. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 18, n. 4, p. 1056-1066, 2023. doi: 10.1177/17479541221106763. Acesso em: 05 ago. 2025.
MADEIRA, Mayara Gonçalves et al. Teses e dissertações sobre o ensino do handebol no Brasil: panorama geral. Motrivivência, v. 33, n. 64, 2021. doi: 10.5007/2175-8042.2021.e79682. Acesso em: 05 ago. 2025.
MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude & BAR-OR, Oded. Growth, maturation, and physical activity. 2 ed. Champaign: Human Kinetics, 2009.
MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed, Goiânia: Atlas, 2017.
MENEZES, Rafael P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2010. doi: 10.5216/rpp.v13i1.7269. Acesso em: 05 ago. 2025.
MENEZES, Rafael P. Ensino do handebol em longo prazo: estudo a partir da opinião de treinadores. Educación Física y Ciencia, v. 20, n. 2, p. e048, 2018. doi: 10.24215/23142561e048. Acesso em: 05 ago. 2025.
MENEZES, Rafael P.; MARQUES, Renato F. R.; NUNOMURA, Myrian. (2014). Especialização esportiva precoce e o ensino dos jogos coletivos de invasão. Movimento, v. 20, n. 1, p. 351-373, 2014. doi: 10.22456/1982-8918.40200. Acesso em: 05 ago. 2025.
MENEZES, Rafael P. et al. Teaching handball to U-16 and U-18 women’s teams: coaches’ perspective on the long-term. Motriz, v. 24, n. 4, p. e101838, 2018. doi: 10.1590/S1980-6574201800040001. Acesso em: 05 ago. 2025.
MENEZES, Rafael P.; REIS, Heloísa H. B.; TOURINHO FILHO, Hugo. Ensino-aprendizagem-treinamento dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Movimento, v. 21, n. 1, p. 261-273, 2015. doi: 10.22456/1982-8918.46159. Acesso em: 05 ago. 2025.
MODOLO, Felipe; BELTRAMINI, Lúcia; MENEZES, Rafael P. Revisão sistemática sobre o processo de ensino e de análise do goleiro de handebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 18, n. 3, p. 232-249, 2018. Acesso em: 05 ago. 2025.
MOESCH, Karin et al. Late specialization: the key to success in centimeters, grams, or seconds (cgs) sports. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 21, n. 6, p. e282-e290, 2011. doi: 10.1111/j.1600-0838.2010.01280.x. Acesso em: 05 ago. 2025.
MUSA, Vinícius S; MENEZES, Rafael P. The teaching of offensive skills against different defensive scenarios in handball: analysis of coaches’ perspectives in different categories. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 95, supl. 2, p. e20220998, 2023. doi: 10.1590/0001-3765202320220998. Acesso em: 05 ago. 2025.
OLIVER, Daniel G.; SEROVICH, Julianne M. & MASON, Tina L. Constraints and opportunities with interview transcription: Towards reflection in qualitative research. Social Forces, v. 84, n. 2, p. 1273-1289, 2005. doi: 10.1353%2Fsof.2006.0023. Acesso em: 05 ago. 2025.
PURDY, Laura. Sports coaching: The basics. 1 ed. Londres: Routledge, 2017.
RĂZVAN, Bernicu Andrei; NICOLAE, Mihăilescu; ION, Mihăilă. Strategies for the optimization of the specific training of junior and specialized handballists in the extreme position. Journal of Physical Education and Sport, v. 21, n. 3, p. 1491-1497, 2021. doi: 10.7752/jpes.2021.03189. Acesso em: 05 ago. 2025.
ROSE-KRASNOR, Linda et al. Breadth and intensity of youth activity involvement as contexts for positive development. Journal of Youth and Adolescence, v. 35, n. 3, p. 385-399, 2006. doi: 10.1007/s10964-006-9037-6. Acesso em: 05 ago. 2025.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68, 2000. Acesso em: 05 ago. 2025.
SANTOS, Walmir R; MENZES, Rafael P. Especialização de jogadoras de handebol a partir dos discursos de treinadores. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 19, n. 3, p. 47-61, 2019. Acesso em: 05 ago. 2025.
SHENTON, Andrew K. Strategies for ensuring trustworthiness in qualitative research projects. Education for Information, v. 22, n. 2, p. 63-75, 2004. Acesso em: 05 ago. 2025.
STAMBULOVA, Natalia et al. ISSP position stand: Career development and transitions of athletes. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 7, n. 4, p. 395-412, 2009. https://psycnet.apa.org/doi/10.1080/1612197X.2009.9671916. Acesso em: 05 ago. 2025.
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
