Métodos e conteúdos ensinados na iniciação do beach tennis a partir dos discursos de treinadores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e99772Palavras-chave:
Formação esportiva, Esporte de raquete, Pedagogia do esporteResumo
O beach tennis apresenta interesse acadêmico recente e estudos que envolvem seus conteúdos e possibilidades de ensino mostram-se relevantes para ampliar as discussões desse contexto. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os conteúdos selecionados e os métodos de ensino utilizados por treinadores na iniciação. Cinco treinadores de um município do estado de São Paulo foram entrevistados e os discursos analisados por meio da Análise Temática Reflexiva. Dois temas e quatro subtemas foram construídos, e revelaram que os conteúdos técnico-táticos relatados corroboram em parte os relatos da literatura. Por outro lado, foi possível notar que os treinadores apoiam-se em abordagens de ensino tanto com princípios análogos ao behaviorismo como ao construtivismo, também com a perspectiva do ensino da técnica em momento anterior à tática. Sugere-se que na iniciação haja o planejamento de situações que permitam abordar a movimentação/ocupação espacial, usar a raquete contra a bola e tomar decisões intencionais.
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