Métodos e conteúdos ensinados na iniciação do beach tennis a partir dos discursos de treinadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e99772

Palavras-chave:

Formação esportiva, Esporte de raquete, Pedagogia do esporte

Resumo

O beach tennis apresenta interesse acadêmico recente e estudos que envolvem seus conteúdos e possibilidades de ensino mostram-se relevantes para ampliar as discussões desse contexto. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os conteúdos selecionados e os métodos de ensino utilizados por treinadores na iniciação. Cinco treinadores de um município do estado de São Paulo foram entrevistados e os discursos analisados por meio da Análise Temática Reflexiva. Dois temas e quatro subtemas foram construídos, e revelaram que os conteúdos técnico-táticos relatados corroboram em parte os relatos da literatura. Por outro lado, foi possível notar que os treinadores apoiam-se em abordagens de ensino tanto com princípios análogos ao behaviorismo como ao construtivismo, também com a perspectiva do ensino da técnica em momento anterior à tática. Sugere-se que na iniciação haja o planejamento de situações que permitam abordar a movimentação/ocupação espacial, usar a raquete contra a bola e tomar decisões intencionais.

Biografia do Autor

Guilherme dos Santos Mendonça, Universidade de São Paulo

Graduado em Educação Física e Esporte pela EEFERP-USP

Walmir Romário dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte (EEFERP/USP) - Graduado em Educação Física e Esporte pela EEFERP/USP.

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), Universidade de São Paulo (USP) - Livre-Docente em Educação Física (EEFERP/USP) - Doutor e Mestre em Educação Física (FEF/UNICAMP) - Bacharel e Licenciado em Educação Física (FEF/UNICAMP)

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

MENDONÇA, Guilherme dos Santos; SANTOS, Walmir Romário dos; MENEZES, Rafael Pombo. Métodos e conteúdos ensinados na iniciação do beach tennis a partir dos discursos de treinadores. Motrivivência, Florianópolis, v. 36, n. 67, 2024. DOI: 10.5007/2175-8042.2024.e99772. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/99772. Acesso em: 16 out. 2024.

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