Movimento humano, ontologia do ser social e educação física

Autores

  • Vidalcir Ortigara PPGE-UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p63

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Lazer

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a possibilidade de cognoscibilidade do movimento como atividade específica do humano, constituído nas relações postas pela realidade social. O foco é o agir humano no complexo de relações que o institui e constitui. A abordagem é a da perspectiva ontológica histórico-materialista. Primeiramente procuramos contextualizar parte da trajetória que nos conduziu à problemática para, em seguida, mostrarmos como as abordagens críticas sobre movimento e corpo na área de Educação Física carecem de uma reflexão ontológica sobre o tema, causando, a nosso ver, limites no alcance de tal crítica. Apontamos, então, os estudos lukacsianos da ontologia do ser social como uma das possibilidades de avanço na compreensão da especificidade do agir humano manifesto nos temas da Educação Física.

Biografia do Autor

Vidalcir Ortigara, PPGE-UNESC

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- PPGE-UNESC. Contato: vidalcir@hotmail.com

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Publicado

2011-11-04