Movimento humano, ontologia do ser social e educação física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p63Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a possibilidade de cognoscibilidade do movimento como atividade específica do humano, constituído nas relações postas pela realidade social. O foco é o agir humano no complexo de relações que o institui e constitui. A abordagem é a da perspectiva ontológica histórico-materialista. Primeiramente procuramos contextualizar parte da trajetória que nos conduziu à problemática para, em seguida, mostrarmos como as abordagens críticas sobre movimento e corpo na área de Educação Física carecem de uma reflexão ontológica sobre o tema, causando, a nosso ver, limites no alcance de tal crítica. Apontamos, então, os estudos lukacsianos da ontologia do ser social como uma das possibilidades de avanço na compreensão da especificidade do agir humano manifesto nos temas da Educação Física.Downloads
Publicado
2011-11-04
Como Citar
ORTIGARA, Vidalcir. Movimento humano, ontologia do ser social e educação física. Motrivivência, Florianópolis, n. 36, p. 63–74, 2011. DOI: 10.5007/2175-8042.2011v23n36p63. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2011v23n36p63. Acesso em: 8 set. 2024.
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Artigos
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