O drible como elemento técnico-tático-estratégico no handebol e basquetebol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106694

Palavras-chave:

Drible, Handebol, Basquetebol, Técnica-tática-estratégia

Resumo

O estudo analisa o drible como elemento técnico, tático e estratégico no Handebol e no Basquetebol, evidenciando diferenças e semelhanças conforme as regras e dinâmicas de cada esporte. No Basquetebol, o drible é essencial para avançar e manter a posse de bola. Já no Handebol, seu uso é mais pontual, sendo aplicado em momentos estratégicos como o contra-ataque. A pesquisa, de base bibliográfica, apoia-se em autores que abordam técnica, tática e estratégia no contexto esportivo. O drible é visto como ferramenta para controlar o espaço e a movimentação do adversário, sendo condicionado pelas regras específicas de cada modalidade. Conclui-se que o drible tem papel significativo no sistema ofensivo de ambas as modalidades, com maior frequência no Basquetebol devido à condução contínua da bola. Além de permitir o deslocamento com a bola, o drible influencia diretamente na construção das ações táticas e estratégicas durante o jogo.

 

Biografia do Autor

Hemili Camilo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Educação. Prefeitura Municipal de Criciúma - Secretaria de Educação

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. É docente da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como professor Nível V. 

Bruno Dandolini Colombo, Universidade Federal do Paraná

Possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Professor do Departamento de Educação Física – DEF, da UFPR. Curitiba, PR, Brasil

Carlos Augusto Euzébio, Universidade Federal do Paraná

Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Perspectiva Histórico-Cultural e Formação de professores. Professor do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Paraná - PR- BR.

Referências

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

COLOMBO, B.D. A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de Futebol. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

COUTINHO, N. F. Basquetebol na escola. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.

DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico. Moscu: Progreso, 1988.

EUZÉBIO, C. A. O conteúdo teórico dos conceitos de tática e estratégia no esporte. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.

GURIANOV, E. V. Los Hábitos. In. SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSTHEIN, S. L; TIEPLOV, B. M. Psicologia. Barcelona: Editorial Grijalbo, 1978.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1994

MAHLO, F. O ato táctico no jogo. Lisboa: Compendium, 198-

NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2014.

TENROLLER, C. A. Handebol: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

CAMILO, Hemili; ORTIGARA, Vidalcir; COLOMBO, Bruno Dandolini; EUZÉBIO, Carlos Augusto. O drible como elemento técnico-tático-estratégico no handebol e basquetebol. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e106694. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/106694. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)