O drible como elemento técnico-tático-estratégico no handebol e basquetebol
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106694Palavras-chave:
Drible, Handebol, Basquetebol, Técnica-tática-estratégiaResumo
O estudo analisa o drible como elemento técnico, tático e estratégico no Handebol e no Basquetebol, evidenciando diferenças e semelhanças conforme as regras e dinâmicas de cada esporte. No Basquetebol, o drible é essencial para avançar e manter a posse de bola. Já no Handebol, seu uso é mais pontual, sendo aplicado em momentos estratégicos como o contra-ataque. A pesquisa, de base bibliográfica, apoia-se em autores que abordam técnica, tática e estratégia no contexto esportivo. O drible é visto como ferramenta para controlar o espaço e a movimentação do adversário, sendo condicionado pelas regras específicas de cada modalidade. Conclui-se que o drible tem papel significativo no sistema ofensivo de ambas as modalidades, com maior frequência no Basquetebol devido à condução contínua da bola. Além de permitir o deslocamento com a bola, o drible influencia diretamente na construção das ações táticas e estratégicas durante o jogo.
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
COLOMBO, B.D. A técnica como condição para o surgimento e o desenvolvimento do jogo de Futebol. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
COUTINHO, N. F. Basquetebol na escola. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.
DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psiquico. Moscu: Progreso, 1988.
EUZÉBIO, C. A. O conteúdo teórico dos conceitos de tática e estratégia no esporte. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
GURIANOV, E. V. Los Hábitos. In. SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSTHEIN, S. L; TIEPLOV, B. M. Psicologia. Barcelona: Editorial Grijalbo, 1978.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1994
MAHLO, F. O ato táctico no jogo. Lisboa: Compendium, 198-
NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2014.
TENROLLER, C. A. Handebol: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Motrivivência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).
