O discurso midiático e a formação de atletas: uma questão para a educação física escolar

Autores

  • Julio Araújo Matos Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Vidalcir Ortigara UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2013v25n41p234

Resumo

 

O presente texto faz uma análise do discurso midiático pós-olimpíada de 2012 relacionado à formação de possíveis atletas para representar o Brasil em grandes eventos internacionais. No período pós-olímpico de 2000, a educação física escolar se apresentava como o lócus de “investimento” para a formação da base da pirâmide esportiva. Nosso objetivo é verificar se o discurso midiático pós-olimpíada de 2012 ainda considera a educação física da mesma forma. Nos discursos analisados, verificamos que ocorreu um deslocamento da educação física, porém, a escola como um todo, ainda permanece como local adequado para a formação da base da pirâmide esportiva

Biografia do Autor

Julio Araújo Matos, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Licenciado em educação física

Vidalcir Ortigara, UNESC

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

MATOS, Julio Araújo; ORTIGARA, Vidalcir. O discurso midiático e a formação de atletas: uma questão para a educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, n. 41, p. 234–246, 2013. DOI: 10.5007/2175-8042.2013v25n41p234. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2013v25n41p234. Acesso em: 21 dez. 2024.

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