Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena

Autores

  • Mayrhon José Abrantes Farias Universidade de Brasília
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p58

Resumo

O presente estudo problematiza traços do cotidiano traduzidos em práticas corporais no ambiente escolar, protagonizados por crianças de 7 a 13 anos, residentes em um bairro periférico da ilha de São Luís do Maranhão. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, de inspiração etnográfica, com referência de autores das Sociologias da Infância e do Cotidiano, em que foram analisados três episódios registrados em diário de campo. Desses episódios emergiram matrizes de sentido/significado que viabilizaram a interpretação do cotidiano das crianças estudadas, sendo eles: a “musicalidade”, os “gestos e inscrições no corpo” e a “violência” como roteiro. Identificamos por meio da pesquisa, que a linha tênue entre o lúdico e a violência no contexto de interação entre crianças, parece forjar novos olhares acerca da infância, em que a redoma simbólica em torno dela é relativizada em um grande “ringue” de disputas sociais.



Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade de Brasília

Mestre em Educação Física (PPGEF/UnB). Docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação (UFSC). Docente da Pós-graduação em Educação Física (PPGEF/UnB).

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Publicado

2015-09-14

Como Citar

Farias, M. J. A., & Wiggers, I. D. (2015). Cotidiano e práticas corporais infantis: o lúdico e a violência em cena. Motrivivência, 27(45), 58–73. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p58