A cultura de paz na percepção dos professores de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul

Autores

  • José Paulo Reichenbach Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Denise Grosso da Fonseca Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p331

Resumo

Em resposta à violência, tanto autoridades quanto a própria população parecem crer na repressão como única possibilidade. Assim, o presente trabalho objetiva compreender como o professor de Educação Física percebe a promoção da cultura de paz, no ambiente escolar. Partimos de um referencial teórico que analisa o fenômeno violência, a violência escolar e suas nuances. E depois, adentrarmos ao tema da Promoção da Cultura de Paz, a partir de uma linha de pensamento que acredita que, se a cultura da violência se constrói cultural e socialmente, a cultura de paz também pode vir a ser construída, a partir de ações intencionalmente planejadas. Valemo-nos da pesquisa qualitativa, que usa como instrumentos de coleta de dados a entrevista, as observações de campo e a análise do projeto político pedagógico. Constatamos que os professores são conhecedores da Cultura de paz, mas que ações objetivas e intencionais nessa direção, ainda, não são desenvolvidas.

Biografia do Autor

José Paulo Reichenbach, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Pós-graduando em Organização do Trabalho Pedagógico:orientação, supervisão e gestão escolar.

Uninter

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

 

Autor José Paulo Reichenbach

zepaulop@outlook.com

R. Demétrio Ribeiro 715/202

Centro Histórico - Porto Alegre - RS - BR

90010310

Fone: 051 97926873

 

 

 

Denise Grosso da Fonseca, Uiversidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Denise Grosso da Fonseca

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

 

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Publicado

2016-09-21

Como Citar

Reichenbach, J. P., & Fonseca, D. G. da. (2016). A cultura de paz na percepção dos professores de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Motrivivência, 28(48), 331–346. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p331

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