A teoria das representações sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021e75977

Resumo

O objetivo do manuscrito é contribuir para as discussões acerca da formação de professores de educação física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais, identificando como a teoria vem sendo disseminada nas principais produções periódicas da área. Para tal, apresenta um levantamento com base nos principais periódicos da área de Educação Física/ Ciências do Esporte. Os resultados desvelam que foram publicados 12 estudos entre 2002 e 2020, tendo sido observado que as produções sobre representações sociais da formação de professores na educação física têm se apropriado de diferentes referenciais, abordagens e métodos que compõem o arcabouço teórico do paradigma das representações sociais. O manuscrito sugere que a Teoria das Representações Sociais está disseminada nas produções periódicas da área.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ.

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Publicado

2021-04-12

Como Citar

TRIANI, Felipe da Silva. A teoria das representações sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021e75977. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/75977. Acesso em: 11 out. 2024.

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