Violência nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão da produção científica no Brasil de 2017 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96668

Palavras-chave:

Violência, Educação física escolar, Revisão sistemática, Brasil

Resumo

Objetivou-se levantar a produção científica na literatura sobre violência nas aulas de EF escolar nos últimos 5 anos. Desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre a temática de violência nas áreas da Educação e EF através do método PRISMA. As bases consultadas foram Scielo, Lilacs, Scopus e Google Acadêmico, durante setembro/2022-outubro/2022. Foram encontrados 1028 estudos e, após aplicados os filtros de seleção, chegou-se a 14 trabalhos. Percebeu-se uma ascendência de pesquisas relacionadas à violência escolar e EF de cunho qualitativo e predominantes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os dados mostram que os cursos de formação de professores de EF ainda carecem de informações sobre o fenômeno da violência escolar, questão que afeta a vivência pedagógica dos docentes, uma vez que a postura do professor pode gerar e/ou intensificar atos de violência ao corpo docente e discente, tendo a escola, muitas vezes, um papel omisso frente à problemática.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Menezes Vignolo Lucas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - (2019 - 2023). Cursou Ensino Médio-Técnico em Gerência em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV - FIOCRUZ) - (2015 - 2018). Participou do Projeto de Extensão universitária: Programa de atividades físicas e de psicoeducação para uma vida autônoma com qualidade (PROAPTIVA). Estagiou no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) - (2018). Faixa Preta em Judô (1° Dan).

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Vice-líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade (GECOS) e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade (LAbCOESO). Professor na EEFD/UFRJ.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

Vignolo Lucas, F. de A. M., & Garcia, R. M. (2024). Violência nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão da produção científica no Brasil de 2017 a 2022. Motrivivência, 36(67). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96668

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