Violência nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão da produção científica no Brasil de 2017 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2024.e96668Palavras-chave:
Violência, Educação física escolar, Revisão sistemática, BrasilResumo
Objetivou-se levantar a produção científica na literatura sobre violência nas aulas de EF escolar nos últimos 5 anos. Desenvolveu-se uma revisão sistemática sobre a temática de violência nas áreas da Educação e EF através do método PRISMA. As bases consultadas foram Scielo, Lilacs, Scopus e Google Acadêmico, durante setembro/2022-outubro/2022. Foram encontrados 1028 estudos e, após aplicados os filtros de seleção, chegou-se a 14 trabalhos. Percebeu-se uma ascendência de pesquisas relacionadas à violência escolar e EF de cunho qualitativo e predominantes nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Os dados mostram que os cursos de formação de professores de EF ainda carecem de informações sobre o fenômeno da violência escolar, questão que afeta a vivência pedagógica dos docentes, uma vez que a postura do professor pode gerar e/ou intensificar atos de violência ao corpo docente e discente, tendo a escola, muitas vezes, um papel omisso frente à problemática.
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