Resenha do livro Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57306

Palavras-chave:

Educação física, Esporte, Mulheres, Cultura

Resumo

Resultado da dissertação defendida por Marcelo Ribeiro Tavares sob a orientação de Ludmila Mourão, o livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980” (2016) registra a importância da presença das mulheres no desenvolvimento e firmação da modalidade no Brasil, destacada pela trajetória de onze atletas representadas pela geração de voleibol dos anos de 1980. Ancorada no aporte teórico-metodológico da História Oral, a obra contribui para uma proveitosa reflexão sobre histórias e memórias de corpos, através da inserção, permanência e aposentadoria das mulheres no Esporte.

Biografia do Autor

Diego Ramos do Nascimento, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, do GECOS e do Laboratório de Estudos do Corpo, Esporte e Sociedade, o LABCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq

Rafael Marques Garcia, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre e doutorando em Educação Física pelo PPGEF/UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, do GECOS e do Laboratório de Estudos do Corpo, Esporte e Sociedade, o LABCOESO, devidamente cadastrado pelo DGP do CNPq

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor permanente da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidades e metodologia da pesquisa qualitativa e metodologia do ensino e da aprendizagem do voleibol. 

Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais e culturais em seus diversos ambientes de intervenção.

http://lattes.cnpq.br/2639550563831479

Referências

MAGUIRE, J. Sport and migration. Blackwell Publishing Ltd, 2011.

REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

ROMERO, E.; PEREIRA, E. G. B. As mulheres e a imprensa esportiva. Revista do Observatório Brasil de Igualdade de Gênero. Ano IV, Nº6, Dez. 2014.

TAVARES, M. L. R. S.; MOURÃO, L. Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Porta Aberta