Resenha do livro Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57306Resumo
Resultado da dissertação defendida por Marcelo Ribeiro Tavares sob a orientação de Ludmila Mourão, o livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980” (2016) registra a importância da presença das mulheres no desenvolvimento e firmação da modalidade no Brasil, destacada pela trajetória de onze atletas representadas pela geração de voleibol dos anos de 1980. Ancorada no aporte teórico-metodológico da História Oral, a obra contribui para uma proveitosa reflexão sobre histórias e memórias de corpos, através da inserção, permanência e aposentadoria das mulheres no Esporte.
Referências
MAGUIRE, J. Sport and migration. Blackwell Publishing Ltd, 2011.
REVEL, J. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
ROMERO, E.; PEREIRA, E. G. B. As mulheres e a imprensa esportiva. Revista do Observatório Brasil de Igualdade de Gênero. Ano IV, Nº6, Dez. 2014.
TAVARES, M. L. R. S.; MOURÃO, L. Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).