Resenha do curta-metragem “Tapete Verde” (2014) de Angelo Martins

Autores

  • Diego Ramos do Nascimento Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Rafael Marques Garcia Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC/RJ
  • Erik Giuseppe Barbosa Pereira Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p319

Resumo

Trata da resenha do filme “Tapete Verde” produzido e dirigido Angelo Martins. Lançado em 2014, o diretor foca-se em relatar as experiências e as escolhas de 3 jovens na realização do sonho de se tornar jogador de futebol. Por seu caráter de curta-metragem, a obra destina-se a um restrito público, mas ganha destaque quando desbrava as realidades encontradas e contadas pelos aspirantes a jogadores e seus respectivos pais. 

Biografia do Autor

Diego Ramos do Nascimento, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Departamento de Jogos da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS.

Rafael Marques Garcia, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Departamento de Jogos da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS.

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC/RJ

Atuação e interesse estão relacionadas aos aspectos culturais, históricos e sociais das práticas corporais em seus diversos ambientes de intervenção. Participante do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS.

Erik Giuseppe Barbosa Pereira, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002) e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidad Autonoma de Asuncion (2009). Atualmente é professor efetivo da UFRJ, onde é líder do Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade, o GECOS e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Leciona as disciplinas Fundamentos do Voleibol e Aplicações Pedagógicas em Voleibol. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física na educação infantil, no ensino fundamental e médio, masculinidades, cultura, gênero e metodologia do ensino do voleibol.

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

Nascimento, D. R. do, Garcia, R. M., Ribeiro, C. H. de V., & Pereira, E. G. B. (2017). Resenha do curta-metragem “Tapete Verde” (2014) de Angelo Martins. Motrivivência, 29(52), 319–325. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p319

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)