Proposta curricular de Santa Catarina e a formação continuada na GERED de Criciúma/SC: a continuidade da descontinuidade

Autores

  • Vidalcir Ortigara Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Matheus Bernardo Silva Universidade Federal do Paraná
  • Vânia Vitório Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p175

Resumo

Esse artigo tem como enfoque observar os cursos de formação continuada realizadas durante os anos 2003 a 2010 na 21a GERED situada no município de Criciúma/SC. Partimos como ponto de análise dessas formações a própria Proposta Curricular de Santa Catarina, juntamente com outros documentos efetivados a posteriori da mesma. A questão metodológica se caracterizou como uma análise documental. Verifica-se que todos os anos ocorreram “cursos” que se encaixariam como formações continuada, entretanto, esses cursos foram realizados de forma fragmentada e desarticulada entre os mesmos, resultando, portanto, em uma ineficácia de um processo que realmente alicerce os docentes em suas ações.

Biografia do Autor

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Matheus Bernardo Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

Vânia Vitório, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Docente no Curso de Educação Física da UNESC.

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Ortigara, V., Bernardo Silva, M., & Vitório, V. (2014). Proposta curricular de Santa Catarina e a formação continuada na GERED de Criciúma/SC: a continuidade da descontinuidade. Motrivivência, 26(42), 175–184. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2014v26n42p175

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