Conhecimentos declarativos técnico-táticos de handebol manifestados por estudantes em aulas de Educação Física

Autores

  • Talita Fabiana Roque Silva Faculdade Marechal Rondon
  • Lílian Aparecida Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Carlos Eduardo Lopes Verardi Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p93

Resumo

Os objetivos deste estudo foram identificar e analisar os conhecimentos declarativos técnico-táticos de handebol manifestados por estudantes quando observam e analisam jogos de handebol. O estudo, assentado na abordagem qualitativa, utilizou entrevista e observações de aula para a coleta dos dados. Os participantes foram 30 estudantes de uma turma de sexto ano. Os resultados demonstraram uma série de manifestações de conhecimentos declarativos técnico-táticos do handebol, como o conhecimento das regras básicas necessárias para jogar; o entendimento da dinâmica do jogo (posicionamento em quadra) e a compreensão do jogo oficial da modalidade. Assim, foi possível verificar que os estudantes acessaram, mobilizaram e manifestaram o conhecimento declarativo técnico-tático acerca do handebol, dentre esses conhecimentos: o conhecimento das regras básicas (que dão a possibilidade de conseguir jogar); os objetivos do jogo necessários para o entendimento de seu funcionamento; as características especificas do handebol, bem como aquelas que podem ser transferidas para outros esportes.

Biografia do Autor

Talita Fabiana Roque Silva, Faculdade Marechal Rondon

Docente da rede estadual de ensino de São Paulo e do curso de Educação Física e Fisioterapia da Faculdade Marechal Rondon. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC).

Lílian Aparecida Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente do curso de graduação em Educação Física e pós-graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências – UNESP/Bauru, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC), membro da Associação Internacional de Praxiologia Motriz (AIPRAM).

Carlos Eduardo Lopes Verardi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente da Faculdade de Ciências, Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Bauru. Pesquisador vinculado aos grupos de pesquisa em Psicologia e Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP; Grupo de Estudos de Educação Física no Desenvolvimento Infantil (UNICAMP); Atividade Física e Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Morfologia, Fisiologia e Psicologia Aplicadas ao Desempenho Humano e Saúde no Exercício Físico (UNESP/Campus Bauru). Credenciado no Programa de Mestrado Acadêmico em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Silva, T. F. R., Ferreira, L. A., & Verardi, C. E. L. (2018). Conhecimentos declarativos técnico-táticos de handebol manifestados por estudantes em aulas de Educação Física. Motrivivência, 30(55), 93–107. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n55p93

Edição

Seção

Artigos Originais