Los juegos en las clases de Educación Física y su significado para los niños

Autores/as

  • Maitê Venuto de Freitas ESEF/UFRGS
  • Marco Paulo Stigger ESEF/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p74

Resumen

El objetivo de este estudio fue comprender las formas en que los niños de jardín de infantes se apropiaron de los juegos propuestos por el profesor de Educación Física y la forma en que construyen formas de jugar. Las observaciones sistemáticas se realizaron en las clases de educación física en una guardería en Porto Alegre/RS y produjeron 23 diarios de campo. Se pudo observar que las bromas propuestos en clase fueron reinventados por los niños con la intención de hacerlos más atractivos. Una broma que era atractivo en que los niños ganó prominencia, fueron desafiados y obtuvo con éxito. Entender las motivaciones, formas de créditos y los significados que dan los niños a los juegos, se puede disminuir la distancia simbólica entre el adulto (maestro) e hijo (estudiante).

Biografía del autor/a

Maitê Venuto de Freitas, ESEF/UFRGS

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS e pesquisadora do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF). Atualmente possui interesse em estudos sobre a infância e a criança buscando diálogos com a Antropologia da Criança, a Sociologia da Infância e a Educação Física.

Marco Paulo Stigger, ESEF/UFRGS

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto/Portugal (2000). Atualmente é professor associado na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ministra aulas e orienta estudantes do Curso de Graduação em Educação Física (monografias de conclusão e trabalhos de iniciação científica) e no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado); neste último, atua na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Tem experiência na área de Educação Física, desenvolvendo estudos, publicando livros e artigos e orientando trabalhos no campo dos "Estudos Socioculturais em Educação Física", "Sociologia/Antropologia do Esporte", da "Sociologia/Antropologia do Lazer" e das "Políticas Públicas de Esportes e Lazer", desenvolvidos, principalmente, a partir da análise cultural e da perspectiva etnográfica de investigação. Um trabalho bastante significativo da sua produção é o livro que apresenta os resultados do seu estudo desenvolvido no doutorado, publicado sob o título de "Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico" (2002). Também publicou o livro "Educação Física, Esporte e Diversidade" (2005 - 200 exemplares), agora em 2ª Edição (2011 - 6000 exemplares). Um trabalho representativo da sua atividade acadêmica no Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano/UFRGS é o livro organizado sob o título "Estudos Etnográficos Sobre Sociabilidades Esportivas em Espaços Urbanos" (Editora/UFRGS - 2007), o qual contém um artigo do organizador e vários de autoria dos seus orientandos. Em 2009 foi organizador do livro "Esporte de Rendimento e Esporte na Escola", obra que teve a participação de vários autores reconhecidos na Educação Física Brasileira. Atualmente mantém essa linha de estudos, mas tem tido interesse e se aproximado dos Estudos Sociais da Ciência, e das suas relações com Educação Física.

Publicado

2015-09-14

Cómo citar

de Freitas, M. V., & Stigger, M. P. (2015). Los juegos en las clases de Educación Física y su significado para los niños. Motrivivência, 27(45), 74–83. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n45p74