As percepções de usuários/as sobre as ações envolvendo a Educação Física em um centro de atenção psicossocial do Rio Grande - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107157

Palavras-chave:

Centros de atenção psicossocial, Saúde coletiva, Políticas públicas, Saúde mental, Educação física

Resumo

A pesquisa investigou as percepções de usuários/as de um CAPS em Rio Grande - RS sobre as atividades físicas promovidas nas oficinas de Educação Física do dispositivo. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de campo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas validadas com o professor de Educação Física. Também foram feitas observações não participantes das aulas. Os dados foram analisados com a Análise de Conteúdo. Colaboraram com a pesquisa oito usuários/as, e a análise gerou três categorias: atuação do professor e participação dos usuários, contribuições da Educação Física para o processo saúde-doença, e dificuldades e desafios nas aulas. Os/as usuários/as relataram benefícios como maior interação social, melhora no humor, aumento de disposição e redução no uso de medicamentos. Conclui-se que a Educação Física apresenta potenciais terapêuticos percebidos pelos/as usuários/as deste CAPS, com predominância dos sentidos biomédicos associados à atuação deste núcleo profissional.

Biografia do Autor

Bryan Gomes Chaplin, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Educação Física Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente cursando Educação Física Bacharelado pela UniCesumar.

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação/Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande. Pós-Doutora em Educação -modalidade Pós- Doutorado Júnior (CNPq/PDJ) e Doutora em Educação (2013-2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel).  É pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física (GRUPESF - FURG, espelho do grupo dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0194461089353193). Atualmente coordena o curso de Especialização em Educação Física Escolar, Instituto de Educação, Furg. 

Alan Goularte Knuth, Universidade Federal do Rio Grande

Professor associado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando nos cursos de graduação em Educação Física, Especialização em Educação Física Escolar, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (Mestrado).  Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas - UFPel). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPel, na linha de pesquisa Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde. Integra o GTT Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Pós-doutorado na University of Illinois Urbana-Champaign. 

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Publicado

2025-08-26

Como Citar

CHAPLIN, Bryan Gomes; AVILA, Luciana Toaldo Gentilini; KNUTH, Alan Goularte. As percepções de usuários/as sobre as ações envolvendo a Educação Física em um centro de atenção psicossocial do Rio Grande - RS. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e107157. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/107157. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais