As percepções de usuários/as sobre as ações envolvendo a Educação Física em um centro de atenção psicossocial do Rio Grande - RS
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107157Palavras-chave:
Centros de atenção psicossocial, Saúde coletiva, Políticas públicas, Saúde mental, Educação físicaResumo
A pesquisa investigou as percepções de usuários/as de um CAPS em Rio Grande - RS sobre as atividades físicas promovidas nas oficinas de Educação Física do dispositivo. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de campo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas validadas com o professor de Educação Física. Também foram feitas observações não participantes das aulas. Os dados foram analisados com a Análise de Conteúdo. Colaboraram com a pesquisa oito usuários/as, e a análise gerou três categorias: atuação do professor e participação dos usuários, contribuições da Educação Física para o processo saúde-doença, e dificuldades e desafios nas aulas. Os/as usuários/as relataram benefícios como maior interação social, melhora no humor, aumento de disposição e redução no uso de medicamentos. Conclui-se que a Educação Física apresenta potenciais terapêuticos percebidos pelos/as usuários/as deste CAPS, com predominância dos sentidos biomédicos associados à atuação deste núcleo profissional.
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