QIGONG: uma contribuição para a Educação Física escolar

Autores

  • Edson Ronei Da Silveira Júnior UFSC
  • Carlos Luiz Cardoso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Uma nova ‘concepção de ciência’ nos permitiu, através de uma pesquisa exploratória-descritiva, investigar o Qigong que é uma antiga prática corporal/corporeidade do povo chinês, aplicado tanto nas artes marciais, quanto na manutenção da saúde, e passou por ‘altos e baixos’, da perseguição pelo governo à utilização terapêutica em hospitais chineses. Segundo o referencial teórico consultado, existem várias pesquisas que se relacionam também a outras práticas milenares/antiqüíssimas. Com relação à Educação Física escolar, alguns trabalhos buscam elementos componentes dessas práticas, direcionando os procedimentos didáticos, proporcionando novos significados na interação pedagógica. Quanto à inserção do Qigong na escola, a nossa experiência mostrou êxito junto às crianças da 3a Série de uma Escola Pública Municipal de Palhoça/SC. Buscamos compreender (pela hermenêutica), esses novos elementos significativos em entrevistas com instrutores de Artes Marciais e professores Educação Física, além, é claro, de registros fotográficos e pela fundamentação teórica, com seus aspectos norteadores das antiqüíssimas técnicas corporais de origem oriental.

Biografia do Autor

Edson Ronei Da Silveira Júnior, UFSC

Prof. Especialista Educação Física Escolar - Ensino Fundamental/Rede Municipal de Ensino de Palhoça/SC

Carlos Luiz Cardoso, UFSC

Professor Adjunto Curso Especialização em Educação Física Escolar - membro do NEPEF e DEF/CDS/UFSC

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Publicado

2004-01-01

Como Citar

Silveira Júnior, E. R. D., & Cardoso, C. L. (2004). QIGONG: uma contribuição para a Educação Física escolar. Motrivivência, (23), 83–102. https://doi.org/10.5007/%x