Formação profissional em Educação Física e Fisioterapia: ressonâncias de um projeto de ensino sobre questões socioambientais

Autores

  • Priscila Mari dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cecília Bertuol Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p84

Resumo

Este estudo apresenta as ressonâncias da participação da comissão organizadora de um projeto de ensino sobre questões socioambientais, desenvolvido em uma universidade pública de Santa Catarina, no contexto de cursos de Educação Física e Fisioterapia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagens quantitativa e qualitativa dos dados. Ao final do projeto, 13 participantes responderam a um questionário misto. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam, dentre outras questões, que os participantes perceberam contribuições do projeto para aprender mais sobre o tema ambiente e para vislumbrar novas possibilidades para sua atuação profissional. Além disso, perceberam frequentemente a manifestação de competências profissionais.

Biografia do Autor

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Cecília Bertuol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Mestrado - CAPES. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF/UFSC/CNPq).Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-11-24

Como Citar

Santos, P. M. dos, Manfroi, M. N., Bertuol, C., & Marinho, A. (2015). Formação profissional em Educação Física e Fisioterapia: ressonâncias de um projeto de ensino sobre questões socioambientais. Motrivivência, 27(46), 84–98. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p84

Edição

Seção

Artigos Originais