O EMBATE DE PROJETOS NA DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: contribuições do MEEF para formação de professores

Autores/as

  • Mauro Titton
  • Paulo José Riela Tranzilo
  • Melina Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

O estudo trata da posição do MEEF frente ao processo de Reformulação Curricular dos Cursos de Educação Física e o embate de projetos na definição da resolução aprovada no CNE, visando instituir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisa essa reformulação no contexto histórico do franco processo de decomposição do sistema capitalista, situando as Reformas de Estado em curso, a alteração na formação como tática de adaptação do trabalhador às alterações no mundo do trabalho impostas pelo imperialismo e os projetos em conflito para formação nos cursos de Educação Física. Aponta elementos centrais do processo de reformulação e as posições historicamente defendidas pelo MEEF para a formação humana, na direção do projeto histórico socialista.

Biografía del autor/a

Mauro Titton

Mestre/FACED/UFBA e Doutorando em Educação/UFSC

Paulo José Riela Tranzilo

Mestrando em Educação FACED/UFBA

Melina Silva Alves

Graduada em Educação Física UFPR

Publicado

2005-01-01

Cómo citar

TITTON, Mauro; TRANZILO, Paulo José Riela; ALVES, Melina Silva. O EMBATE DE PROJETOS NA DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: contribuições do MEEF para formação de professores. Motrivivência, Florianópolis, n. 25, p. 79–104, 2005. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/4696. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

Ponto de Vista