Formação inicial de professores de Educação Física: uma análise comparada entre Brasil e Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e107511

Palavras-chave:

Formação de professores, Política educacional, Educação física comparada, Argentina, Brasil

Resumo

Este artigo oferece uma reflexão sobre a atual organização da formação inicial de professores de Educação Física no Brasil e na Argentina. Em termos metodológicos, baseia-se na abordagem comparada, oportunidade para investigar dados oficiais sobre a estruturação e a oferta formativa nos dois países. Conclui ao apresentar as diferenças e as similitudes identificadas nas duas realidades educativas investigadas.

Biografia do Autor

Alessandra Galve Gerez, Centro Universitário Salesiano Vitória-ES

Possui bacharelado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2002) e licenciatura no Centro Universitário Claretiano (2021). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-2019). É membro do LESEF (Laboratório de Estudos em Educação Física) da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Atualmente, realiza estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Espírito Santo e é docente do Centro Universitário Salesiano Vitória-ES.

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da instituição. Bolsista Pernambuco de produtividade (02/2025/Facepe). Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Licenciando em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Pós-doutorado em Educação na Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019) 

Alejo Levoratti, Universidad Nacional de La Plata

Doctor con mención en Ciencias Sociales y Humanas. Magister en Antropología Social. Licenciado en Educación Física. Profesor en Educación Física

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

GEREZ, Alessandra Galve; ALMEIDA, Felipe Quintão; LEVORATTI, Alejo. Formação inicial de professores de Educação Física: uma análise comparada entre Brasil e Argentina. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e107511. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/107511. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais