A manifestação de emoções em jogos informais e formais de voleibol no contexto escolar

Autores

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciane Sanchotene Etchepare Daronco Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p211

Resumo

As emoções são manifestadas diferentemente de acordo com as características de jogos e esportes, sendo classificadas em positivas, negativas e ambíguas. Nesse sentido, a Praxiologia Motriz apresenta instrumentos de análise que permitem aprofundar a lógica interna dessas práticas motrizes, considerando também sua lógica externa. Assim, essa pesquisa objetivou caracterizar as emoções manifestadas pelos alunos do CTISM em jogos Informais e Formais de Voleibol. Para isso, como instrumento de pesquisa, aplicamos questionários aos 32 alunos participantes, considerando seus aspectos quantitativos e qualitativos. Os resultados mostraram que as emoções positivas obtiveram a maior frequência de manifestação nos jogos Informais, enquanto que nos jogos Formais foram as emoções negativas. Quando considerado o resultado da partida, as emoções positivas predominaram em alunos vencedores dos jogos Formais e as negativas em alunos perdedores. Portanto, constatamos que o Voleibol propicia a manifestação de diferentes emoções, dependendo do caráter do jogo e do resultado da partida.

Biografia do Autor

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Educação Física - Licenciatura, UFSM

Universidade Federal de Santa Maria

Santa Maria, RS, Brasil

raquelvvallente@hotmail.com 

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya

Universidade Federal de Santa Maria

Santa Maria, RS, Brasil

ribasjfm@hotmail.com

 

Luciane Sanchotene Etchepare Daronco, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Santa Maria, RS, Brasil

lusanchotene@ufsm.br

 

Downloads

Publicado

2017-09-28

Como Citar

OLIVEIRA, Raquel Valente de; RIBAS, João Francisco Magno; DARONCO, Luciane Sanchotene Etchepare. A manifestação de emoções em jogos informais e formais de voleibol no contexto escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 211–230, 2017. DOI: 10.5007/2175-8042.2017v29n52p211. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n52p211. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)