Competição e violência simbólica em jogos online: reflexões a partir do World of Warcraft

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e83754

Resumo

Dentre as modalidades de jogos digitais têm crescido os chamados jogos online multiplayers, jogos nos quais vários jogadores interagem entre si mesmo estando distantes geograficamente. O presente texto é um recorte de pesquisa de caráter etnográfico que utilizou um desses jogos, o World of Warcraft, como campo de estudo. Buscou-se, a partir de aproximações e analogias com as práticas esportivas, problematizar atividades coletivas realizada no universo virtual do jogo. Destacou-se questões relacionadas à violência simbólica, à racionalização e à quantificação do desempenho.

Biografia do Autor

Leoncio José de Almeida Reis, UFPR

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2013).

Professor Adjunto do Curso de Educação Física, Setor Litoral, Universidade Federal do Paraná.

Fernando Renato Cavichiolli, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil (2004)

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

REIS, Leoncio José de Almeida; CAVICHIOLLI, Fernando Renato. Competição e violência simbólica em jogos online: reflexões a partir do World of Warcraft. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021.e83754. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/83754. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

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